A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) assinou um Memorando de Entendimento (MdE) com a Secretaria de Saúde mexicana e o Laboratório de Biológicos e Reagentes (Birmex). O documento foi assinado durante missão oficial do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB) ao México. O acordo prevê cooperação científica e tecnológica em produtos baseados na plataforma de mRNA mensageiro, considerada estratégica para o desenvolvimento de vacinas e terapias inovadoras.

O acordo foi firmado durante reunião com o secretário de Saúde de México, David Stalnikowitz. O documento foi firmado pela vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Priscila Ferraz, que representou o presidente da instituição, Mario Moreira. Segudno Priscila, a parceria reforça a capacidade regional de resposta a desafios comuns em saúde pública.

“O MdE simboliza nossos esforços para fortalecer a relação bilateral entre Brasil e México. Muitos dos desafios em saúde pública são comuns aos dois países e é relevante estabelecer parcerias como essa, que cria oportunidade para fortalecer as capacidades tecnológicas e produtivas regionais e oferecer melhores serviços à população das Américas”, disse.

Alckmin participou do ato como testemunha e afirmou o impacto do acordo. “Essa será uma longa caminhada, com grandes avanços em benefício da população dos países. Vamos trabalhar muito juntos em benefício da região”, relatou.

O acordo terá duração de três anos e prevê ações conjuntas em pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologia, além de treinamentos e intercâmbio de conhecimento por meio de visitas técnicas, seminários e workshops.

Missão ao México

A agenda de Alckmin no México tem como objetivo ampliar parcerias comerciais e estreitar a relação bilateral. Além da Fiocruz, participam da comitiva representantes do Ministério da Saúde, da Anvisa e do Instituto Butantan.

Nos dias 26 e 27 de agosto, a Fiocruz também esteve presente no Encontro Empresarial México-Brasil, realizado na Cidade do México, com participação da vice-presidente de Produção e Inovação, Priscila Ferraz, e da diretora de Farmanguinhos, Silvia Santos. A delegação brasileira discutiu oportunidades em saúde e visitou instituições mexicanas estratégicas.

O evento foi organizado pelo Ministério das Relações Exteriores e pela ApexBrasil, que visa consolidar a internacionalização da Fiocruz. Para o presidente da agência, Jorge Viana, o alinhamento político entre os países é importante. “Estamos no México para ampliar as relações de comércio entre os países. São duas democracias extraordinárias, as maiores da América Latina, e com dois líderes que se dão muito bem, a presidente Claudia Sheinbaum e o presidente Lula. Isso é muito importante”, afirmou.

Leia também

Fiocruz coloca Goiânia entre os pontos de atenção de dengue no Brasil