No documento anterior, que analisou dados de 2018, índice brasileiro era 79º da lista

Conforme divulgado nesta terça-feira, 15, pelo programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o Brasil caiu cinco posições e agora é o 84º dos 189 países no ranking do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Os dados do relatório atual são de 2019. No documento anterior, que analisou os dados de 2018, o IDH brasileiro era o 79º da lista.

O IDH vai de 0 a 1 e é calculado todos os anos com base em três critérios: a expectativa de vida, anos previstos e média de anos de escolaridade e renda nacional per capita. 

Na classificação da organização, o Brasil é considerado um país de alto desenvolvimento humano, sendo o sexto melhor entre as nações da América do Sul — atrás do Chile, Argentina, Uruguai, Peru e Colômbia

“O Brasil apresenta melhorias constantes e consecutivas. Não há nesse ano mudança em termos de ter retroagido”, ressaltou a coordenadora do Pnud, Betina Barbosa, durante apresentação do relatório. “A queda de um país no ranking final dos países se faz como consequência da melhoria de outros países no comparativo à performance brasileira” acrescentou.

O país com a melhor classificação segue sendo a Noruega, seguido da Irlanda e Suíça, que empatam.

*Com informações da CNN Brasil