Brasil abre 2 a 0, mas deixa Austrália virar no segundo tempo
13 junho 2019 às 15h06

COMPARTILHAR
Seleção tem volta de Marta, vê Cristiane fazer seu quarto gol na competição, mas não consegue segurar placar e depende da partida contra a Itália para definir classificação

A seleção brasileira abre 2 a 0 no primeiro tempo, deixa a Austrália diminuir ainda na etapa inicial e sofre a virada no início da tarde de hoje em Montpellier, na França. Líder do Grupo C da Copa do Mundo, o Brasil aguarda o resultado da partida de sexta-feira, 14, entre Itália e Jamaica para saber qual resultado precisa na terça, 18, para se classificar na competição.
O jogo marcou a volta da craque Marta, que marcou seu gol de número 16 em Copas do Mundo, se tornou a jogadora que mais fez gols na história da competição e a primeira atleta a balançar as redes em cinco edições da Copa do Mundo. E também nova derrota do Brasil para as algozes da eliminação nas oitavas de final da competição em 2015, quando a Austrália venceu as brasileiras por 1 a 0 no Estádio da Universidade de Moncton, no Canadá, no dia 21 de junho.
O jogo
Brasil começa pressionado em seu campo de defesa pela seleção australiana, que teve o controle da partida nos primeiros minutos. Até os 14 minutos, quando Formiga impediu um contra-ataque da Austrália no meio do gramado e levou o cartão amarelo. Depois o jogo começou a mudar.
Aos 21 minutos, quando Yallop caiu na área depois de ser empurrada pela volante Thaísa. Mas ao revisar o lance, a árbitra suíça Esther Staubli viu que ouve toque de mão no início da jogada que resultou no pênalti. Depois, foi o Brasil quem teve uma penalidade ao seu favor. Desta vez, confirmada pela equipe de arbitragem de vídeo, o VAR.
Quando Letícia Santos foi puxada na área por Knight, depois de cruzamento de Tamires, o pênalti para o Brasil foi marcado. Confirmado pelo VAR, a craque Marta bateu aos 27 minutos no canto direito da goleira Williams, que pulou para o lado esquerdo. Com o gol que abriu o placar da partida, Marta chegou a 16 gols em Copas do Mundo.
No lance do segundo gol brasileiro, Tamires arranca pela lateral esquerda, dá uma caneta em Gielnik, vai até perto da área e cruza. Cristiane sai da marcação e cabeceia firme para ampliar o placar – 2 a 0 para o Brasil.

Construção da virada
A Austrália aproveitou os minutos finais do primeiro tempo, quando a seleção brasileira diminuiu o ritmo e parou de atacar. Já nos acréscimos, quando o relógio marcava 46 minutos, Caitlin Foord aproveitou cruzamento da esquerda e completou firme com o pé direito. A zagueira Mônica tentou cortar o lançamento de cabeça, mas não alcançou a bola.
No intervalo, o técnico Vadão tirou Marta de campo, que precisou colocar uma bolsa de gelo sobre a coxa esquerda, local em que sofreu lesão muscular e ainda se recupera. Tanto que se movimentou pouco no primeiro tempo. Mas foi importante ao abrir o placar na cobrança de pênalti bem batida.
Pelo cartão amarelo, a veterana Formiga também foi substituída. Entraram Luana e Ludmila.
O que parecia um chute sem perigo, se tornou o gol de empate da Austrália aos 13 minutos do segundo tempo. Chloe Logarzo bate de longe, da intermediária, do lado direito do campo. A bola pingou no gramado até chegar na frente da goleira Bárbara, que demorou a decidir o que fazer e não conseguiu alcançar a bola no pulo.
Virada
Aos 21 minutos do segundo tempo, a atacante Kerr corre impedida para cabecear a bola na área da goleira Bárbara. Antes de chegar na australiana, Mônica tenta cortar de cabeça e acaba mandando de costas para o gol. Depois de consultar o VAR, a virada da Austrália em 3 a 2 é confirmada pela arbitragem.
Um lance polêmico no ataque brasileiro gerou dúvida aos 46 minutos do segundo tempo. Andressa cai na área e alega ter sido derrubada pela zagueira Catley. A equipe de árbitros de vídeo diz que há um “possível pênalti”, mas a árbitra Esther Staubli escolhe manter a não marcação do pênalti e manda a bola seguir. No replay é possível ver a jogadora australiana agarrar e derrubar a brasileira.
O Brasil ainda tentou pressionar, já sem Marta e Cristiane – substituída por Bia Zaneratto – em campo, mas as tentativas de Debinha e Ludmila não resultam no gol de empate. Com a derrota, a seleção brasileira ainda se mantém na primeira colocação do Grupo C com três pontos e dois gols de saldo. Se a Itália vencer amanhã a Jamaica, o Brasil cai para o segundo lugar.
A próxima partida das brasileira será na terça-feira, 18, às 16 horas contra a Itália.
Escalações
Brasil: Bárbara; Letícia, Kathellen, Mônica, Tamires, Formiga (Luana), Thaisa e Debinha; Andressa Alves, Marta (Bia) e Cristiane (Beatriz).
Austrália: L. Williams; Carpenter, Kennedy, Catley, Kellond-Knight; Van Egmond, Yallop, Logarzo; Gielnik (Raso), Sam Kerr e Foord (Roestbakken).
Ficha técnica
Partida: Brasil 2 x 3 Austrália
Local: Stade de la Mosson, em Montpellier, na França
Gols: Marta (27 minutos), Cristiane (38 minutos) e Foord (46 minutos) no primeiro tempo; Logarzo (13 minutos) e Mônica contra (22 minutos) no segundo tempo
Cartões amarelos: Formiga (13 minutos) no primeiro tempo; Andressa (39 minutos) e Luana (41 minutos) no segundo tempo
Árbitra: Esther Staubli (Suíça)
Motivo: Segunda rodada do Grupo C da Copa do Mundo