Bougainville recebe exposição de fotografias “Eyes of the Street”

Mostra reúne imagens captadas por moradores de comunidade carente do Setor Terra do Sol, em Aparecida de Goiânia

Fotos: Divulgação

O Shopping Bougainville recebe, a partir do próximo sábado (23), a exposição Eyes of the Street – Voz e Coesão para Comunidades Marginalizadas. A mostra fotográfica reúne uma coletânea de imagens captadas por moradores do Setor Terra do Sol, em Aparecida de Goiânia, comunidade carente daquele município.

O objetivo é mostrar ao público a realidade capturada pelas lentes fotográficas dos participantes do projeto, que foram previamente selecionados e treinados no manuseio de uma câmera fotográfica por meio de oficinas fotográficas, saídas pelo setor para captar as imagens, palestras e debates. A exposição fica no Shopping até o dia 3 de março.

A iniciativa é da ONG Eyes of the Street, que tem atuação em nível mundial e que busca desenvolver habilidades e canalizar recursos para comunidades que vivem à margem da sociedade por meio de ferramentas criativas e sustentáveis, como a fotografia. As oficinas – também chamada de vivências –, além de capacitar o participante a utilizar uma máquina fotográfica, visam a promover a dignidade, para que ele possa conquistar seu espaço de direito e o seu senso de liderança.

Nas oficinas não há julgamentos. Os participantes são livres para se expressarem e relatar a sua realidade e expor suas ideias, para que possam estar aptos a buscar melhorias para si e para a comunidade, o que ajuda no desenvolvimento das habilidades técnicas e de comunicação visual e interpessoal de cada um. Ao final, as máquinas fotográficas são doadas para os participantes para que mais fotografias sejam tiradas e mais exposições sejam feitas, tudo sob a orientação de um líder comunitário previamente capacitado para estimular essa produção e assegurar a sustentabilidade do projeto.

Empoderando crianças e jovens

Sob a organização da antropóloga e empreendedora social Giselle Barboza, goiana que mora na Inglaterra há 14 anos; e do jornalista e professor de fotografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Daniel Meirinho; o projeto Olhares da Rua teve início no Brasil, em 2015, e já passou por Recife, Rio de Janeiro, cidades de Guiné-Bissau (na África), Portugal e Londres. Nessa última edição realizada na região metropolitana de Goiânia, a Sim Engenharia e a rede de lojas Fujioka foram os patrocinadores oficiais do projeto em Goiás.

A criatividade, por meio da fotografia, é a principal ferramenta para empoderar jovens e crianças de comunidades da periferia. Durante a semana que antecede a exposição, aconteceram oficinas, onde os participantes receberam câmeras para registrar seu dia a dia e o lugar onde vivem, tudo captado segundo sua própria visão de mundo. “Todas as câmeras foram doadas para que a comunidade possa dar continuidade e mais jovens possam ser atendidos”, conta Giselle.

Olhares da Rua. Foto: Claudivino Antunes

Essa foi a sexta edição do projeto Olhares da Rua, que já beneficiou 103 pessoas, treinou sete líderes comunitários, doou 29 câmeras fotográficas e gerou 28 exposições no Brasil, Portugal, Guiné-Bissau e Londres.

A estudante Maria Letícia Bezerra da Silva, de 16 anos, é uma das jovens integrantes do projeto da comunidade Terra do Sol. Para ela, se envolver com o mundo da fotografia foi um novo aprendizado, já que nunca havia tido contato com uma câmera fotográfica profissional. “Foi incrível direcionar nossos olhos para aquilo que vemos de belo em nossa comunidade. Vou levar a experiência para a vida toda”, afirma. Sua amiga, Laysa Cristina, de 17 anos, que mora no local desde bebê e sonha ser maquiadora profissional, destacou o quanto ficou feliz em ter a oportunidade de viver o momento. “No dia a dia não vemos o quanto cada detalhe faz a diferença e o quanto estamos rodeados de beleza, basta apurar o olhar e buscar o melhor que o lugar pode oferecer”, afirma.

Serviço:
EVENTO: Abertura da exposição Eyes of the Street – Voz e Coesão para Comunidades Marginalizadas
DATA: Sábado (23/2). Segue até 3 de março
HORÁRIO: 14h
LOCAL: Shopping Bougainville – Rua 9, nº 1.855 – Setor Marista – Goiânia-GO

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.