Botox: conheça os benefícios da toxina botulínica que vão além da estética

Substância também pode ser utilizada em diversos tratamentos de saúde

Aplicação de
botox é o procedimento mais procurado | Foto: Nailana Thiely / Ascom UEPA

A toxina botulínica, popularmente conhecida como Botox, é amada por homens e mulheres que querem combater as temidas rugas, mas os benefícios de sua aplicação podem ir muito além da estética.

A toxina é aplicada no músculo e seu efeito promove um relaxamento temporário no local. Assim, o músculo deixa de fazer movimentos, o que impede que uma ruga dinâmica se transforme numa ruga estática.

Mas o botox pode ter muitas outras utilidades, além de combater as marcas de expressão. De acordo com a esteticista Jordana Shelps, a toxina pode ser usada também em tratamentos de saúde.

Ela explica que o botox é indicado em casos de bruxismo, ATM, sorriso gengival, hiperhidrose (excesso de suor) e até para redução das dores de cabeça em pessoas com crises de enxaqueca. “Em casos de enxaqueca crônica, o botox provoca um alívio na parte muscular  reduzindo significamente as dores de cabeça.”

Quase todas as pessoas podem fazer uso da toxina e desfrutar dos benefícios. “É contra indicado apenas para gestantes ou aplicação em locais com infecção e para pacientes com alergia aos componentes do produto”, completa a especialista.

Em todos estes casos, a aplicação é feita, geralmente, a cada quatro meses. Ainda sim, é preciso ter cuidado, já que, a longo prazo, o organismo pode criar resistência ao produto, que pode deixar de provocar o efeito esperado.

Deixe um comentário