Boris Johnson renuncia e Reino Unido terá um novo primeiro-ministro
07 julho 2022 às 09h20
COMPARTILHAR
Partido Conservador fara eleição interna para definir novo líder. Até lá, o atual premiê ainda continua no cargo
O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, anunciou sua renúncia à liderança do Partido Conservador e, assim, do cargo que ocupa. O anúnciou foi feito na manhã desta quinta-feira, 7, e abre caminhos para que o partido faça eleição para escolher um novo líder e, consequentemente, um novo primeiro-ministro. Até a escolha do novo premiê, Johson ainda permanece no cargo.
“Está clara agora a vontade do partido conservador que haja um novo líder desse partido e, portanto, um novo primeiro-ministro”, declarou Johson no discurso que anunciou a renúncia. “Eu concordei com Sir Graham Brady, líder dos parlamentares, que o processo de escolha desse novo líder deveria começar agora e o cronograma será anunciado na próxima semana”, disse.
A renúncia surge num momento de crise dentro do governo britânico. Entre ministros, secretários e auxiliares, mais de 50 membros do governo deixaram seus postos alegando “falta de confiança” em sua gestão. A crise ganhou forças após o ministro admitir que cometeu um erro na nomeação do parlamentar Chris Pincher. Pincher renunciou na semana passada, depois de ter reconhecido que apalpou dois homens, incluindo um deputado, enquanto estava embriagado em um clube privado do centro de Londres.
Anteriormente, Boris Johnson havia declarado para o Parlamento que não pretendia renunciar ao cargo. “É exatamente o momento em que se espera que um governo continue com seu trabalho, não que renuncie”, afirmou, ao citar os momentos de desafio provocados pela crise na economia e a guerra na Ucrânia.