Seis animais silvestres de três espécies distintas foram resgatados em situação de maus-tratos pelo Corpo de Bombeiros no último domingo, 15, em Goiânia. A corporação flagrou uma cobra jiboia em um viveiro de vidro, quatro arraias em uma piscina de plástico — sendo três vivas e uma morta —, além do corpo de um jabuti filhote em uma caixa.

LEIA TAMBÉM

Resgate de animais silvestres deve ser solicitado por meio do aplicativo Gyn 24h

Amma resgata 137 animais silvestres durante os meses de janeiro a abril em Goiânia

Os animais foram encontrados em uma residência no Setor Recreio do Funcionário Público, após o dono do imóvel acionar os bombeiros. A corporação, o proprietário do imóvel informou que o antigo inquilino havia abandonado o local, deixando os animais mantidos de forma irregular para trás. 

Os animais vivos foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), a fim de receberem cuidados especializados. As arraias, porém, morreram e apenas a jiboia segue recebendo tratamento. Ao Jornal Opção, o órgão informou que a serpente vai passar pela triagem, identificação, quarentena e, em seguida, ser solta novamente na natureza.  

A soltura, no entanto, vai depender do estado de saúde do animal, que pode ser mantido em cativeiro caso não tenha condições de sobreviver na natureza. O Cetas acredita que seja uma espécie nativa do Estado, o que pode facilitar a volta do animal ao habitat natural.