Bombeiros goianos vão a Petrópolis auxiliar em resgate das vítimas

Ajuda ao Rio Janeiro foi determinada pelo governador Ronaldo Caiado (DEM), nesta sexta-feira, 18

Para auxiliar nas buscas e resgates em Petrópolis, no Rio de Janeiro, o Governo de Goiás enviou uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) ao município fluminense. A guarnição é formada por quatro militares e três cães farejadores. Eles irão se concentrar na região do Morro da Oficina. No local, pelo menos 40 casas foram soterradas após forte chuva que caiu sobre a cidade, nos últimos dias.

A autorização saiu nesta sexta-feira, 18, e foi assinada pelo governador Ronaldo Caiado (DEM), pelo secretário de segurança Pública (SSP-GO), Rodney Miranda e o comandante-geral do CBMGO, Coronel Esmeraldino Jacinto de Lemos. Os militares são da 2ª Companhia Independente de Anápolis. Além do pessoal, serão deslocados uma viatura e o avião do CBMGO. A previsão é de que as buscas sejam iniciadas ainda nesta sexta. 

“Estamos programando o deslocamento, possivelmente, de avião. Ainda não temos confirmação pelas condições de vôo, por conta do tempo, mas uma guarnição já vai deslocar por terra e nós estamos aguardando apenas o “ok” do serviço aéreo para embarcar dois binômios (dois bombeiros e os respectivos cães), para já irem deslocando o mais rápido possível”, informou o Capitão Higor Mendonça, Comandante da 2ª CIBM.

Segundo Mendonça, os cães enviados para a missão já participaram de outras operações semelhantes. Uma delas, inclusive, a cadela Cristal, atuou em Brumadinho, Minas Gerais, em uma situação semelhante a essa, de pessoas desaparecidas e busca em terreno com lama. “Todos os três cães possuem a certificação nacional para esse tipo de busca”, acrescentou o capitão.

Recentemente, o CBMGO também atuou nas tragédias em Minas Gerais, e na Operação SOS Bahia, realizada em dezembro do ano passado, quando mais de 70 municípios baianos enfrentaram também enchentes e inundações. Na ocasião, oito militares foram designados para a operação.  

Caiado elogiou o trabalho dos bombeiros e classificou o empenhos deles como “grande exemplo” para o Brasil. “Tenho muito orgulho destes homens que emprestam suas vidas para que as vidas de outras pessoas sejam preservadas”, afirmou. O titular da SSP-GO exaltou o espírito solidário dos militares ao dizer que eles “não pensaram duas vezes antes de deixar suas casas para ajudar”. “São profissionais da mais alta envergadura”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.