Bombeiros e militar da Marinha foram socorridos após civis presenciarem queda de helicóptero, em Britânia

20 julho 2024 às 17h26

COMPARTILHAR
Os ocupantes do helicóptero do Corpo de Bombeiros, que caiu às margens do Rio Araguaia após um pouso forçado, próximo à região de Itacaiú, em Aruanã, foram socorridos após civis avisarem a corporação sobre o acidente aeronáutico na manhã deste sábado, 20. A aeronave transportava cinco bombeiros e um militar da Marinha do Brasil.
LEIA TAMBÉM
Helicóptero particular cai com três pessoas, em Goiás
A tripulação seguia para a cidade de Aragarças, onde visitariam os postos de atendimento da região sul do Rio Araguaia, quando sofreu a pane em uma região de difícil acesso e comunicação. As vítimas foram socorridas com ferimentos leves pelas equipes de Itacaiú e Aruanã, sendo que dois ocupantes não precisaram de atendimento médico.
O Capitão Nilson, operador de drones dos bombeiros, e o comandante da operação, tenente-coronel Erdebane Rodrigues, necessitam de atendimentos médicos ortopédicos específicos e foram transportados de avião para Goiânia. Outros dois militares feridos foram atendidos no Hospital Municipal de Britânia.
O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás e coronel, Washington Luiz Vaz Júnior, explicou que a “aeronave perdeu força, quando passava pelo posto de Itacaiu, sentido Aragarças”. O helicóptero dá suporte para a corporação aos finais de semana, durante a Operação Férias no Rio Araguaia.
Por meio de nota, o Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VI), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), informou que investiga as causas do acidente (veja nota abaixo).
Nota Cenipa
“Investigadores do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), localizados em Brasília (DF), foram acionados, neste sábado (20/07), para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PR-CBG no município de Itacaiú (GO).
Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação.”