Bolsonaro passa por nova cirurgia nesta segunda para conter crises de soluço
29 dezembro 2025 às 08h55

COMPARTILHAR
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passará por uma nova cirurgia nesta segunda-feira, 29. O procedimento está previsto para acontecer às 14h e será voltado ao tratamento de crises pertinentes de soluço. Com isso, será realizado um bloqueio anestésico do nervo frênico no lado esquerdo, algo similar ao que foi realizado no último sábado, 27.
O boletim médico divulgado neste domingo, 28, trouxe que Bolsonaro apresentou novas crises de soluços durante a noite, além de ter uma elevação na pressão arterial. “Na noite passada, apresentou nova crise de soluços, apesar do procedimento realizado, além de elevação da pressão arterial. No momento, encontra-se estável e sem soluços”, informou a equipe médica, que pontuou ainda que o político apresentou dificuldades para dormir devido aos episódios noturnos.
O bloqueio do nervo frênico é indicado em casos específicos de soluços refratários, quando não há resposta adequada ao tratamento clínico com medicamentos. O nervo frênico é responsável por comandar os movimentos do diafragma, que é o músculo essencial para a respiração. Ao reduzir temporariamente a condução dos impulsos nervosos, o procedimento busca interromper as contrações involuntárias que provocam o soluço.
A expectativa da equipe médica é de que o ex-presidente permaneça internado por mais 48 horas após o procedimento que será realizado nesta segunda para acompanhamento do pós-operatório e observação da evolução do quadro clínico. Além disso, Bolsonaro passará por cuidados clínicos, como fisioterapia para reabilitação, medidas de profilaxia de trombose venosa e monitoramento contínuo da dor.
Histórico
Na última quinta-feira, 25, o ex-presidente foi submetido à correção de um hérnia inguinal bilateral por via convencional. A operação durou cerca de três horas e meia e foi considerada bem-sucedida pelos médicos. No dia seguinte, foi informado ajustes nas medicações para controle das crises de soluço e para o tratamento da dor do refluxo gastroesofágico.
Essa é a terceira vez que Bolsonaro vai ao centro cirúrgico desde que foi internado na última quarta-feira, 24. Ele segue no Hospital DF Star, em Brasília, em cuidados pós-operatórios e em companhia da esposa, Michelle Bolsonaro. A internação foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, após perícia da Polícia Federal(PF) indicar a necessidade da intervenção médica.
Leia mais: Michelle afirma que Bolsonaro passa por novo procedimento para tratar soluços persistentes

