Presidente do Brasil apoiou Donald Trump na corrida eleitoral estadunidense

Jair Bolsonaro e Joe Biden | Fotos: Reproduções

O Ministério das Relações Exteriores publicou uma nota nesta terça-feira, 15, divulgando que o presidente Jair Bolsonaro enviou uma mensagem cumprimentando Joe Biden pela vitória na corrida eleitoral estadunidense de 2020.

Bolsonaro foi um dos últimos chefes de Estado a reconhecer a vitória eleitoral de Biden. Além dele, os presidentes Vladimir Putin (Rússia) e Andrés Manuel López Obrador (México) também mandaram seus cumprimentos ao presidente eleito nesta terça-feira.

Com base na apuração de votos dos estados, a imprensa dos Estados Unidos projetou a vitória de Joe Biden no dia 7 de novembro. Contudo, apenas no dia 14 de dezembro que o Colégio Eleitoral estadunidense confirmou a vitória de Biden. Por todo este período, Bolsonaro não reconheceu a vitória do democrata.

Durante o período eleitoral, o presidente do Brasil manifestou expressamente o seu apoio a Donald Trump, apostando em uma reeleição do presidente do partido republicano. Chegou a afirmar que viajaria a Washington, Capital dos Estados Unidos, para a cerimônia de posse.

Trump, por sua vez, não reconheceu sua derrota eleitoral e tentou, por várias vezes, anular o resultado das eleições. Contudo, a justiça estadunidense rejeitou as apelações em todos os casos.

[Esta matéria conta com informações do Portal G1]