O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teria sido aconselhado a citar publicamente outros nomes da direita, como o governador de Goiás Ronaldo Caiado (UB) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, como opções para concorrer à presidência da República em 2026. A informação é da colunista Bela Megale, do jornal O Globo.

Segundo apurado por Megale, a estratégia aconselhada teria como objetivo pressionar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a fazer mais gestos ao bolsonarismo. O ex-presidente teria demonstrado incômodo com o secretário de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), e dito aos quatro que nunca aprovaria Kassab como vice de Tarcísio em uma eleição futura.

Na prática, caso o conselho seja seguido, Bolsonaro e Caiado devem ficar ainda mais próximos, uma vez que atritos entre Tarcísio e o ex-presidente já acontecem desde 2022.

Vale lembrar que, durante a montagem da gestão do governador de SP, muitos nomes bolsonaristas foram cotados, mas poucos declaradamente ligados à pauta ideológica bolsonarista foram, de fato, nomeados – o que fez com que Tarcísio fosse alvo de fogo amigo por parte da base de Bolsonaro e do próprio ex-presidente.

Leia também: Em noite de homenagens, Bolsonaro e Caiado trocam elogios