Bolsonaro decreta fim do horário de verão

Decisão pelo fim do horário especial já havia sido anunciada pelo presidente em uma rede social no início do mês

Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) assinou nesta quinta-feira, 25, o decreto que suspende o horário de verão no Brasil, em vigor desde 1931. A revogação aconteceu durante cerimônia no Palácio do Planalto.

A decisão pelo fim do horário especial já havia sido anunciada pelo presidente em uma rede social, no início do mês. Na ocasião ele disse que o assunto já tinha sido discutido com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e um anúncio definitivo deveria acontecer em breve.

Horário de Verão

Durante o horário de verão, alguns estados brasileiros adiantam os relógios em uma hora, normalmente entre os meses de outubro e fevereiro, durando em média, 120 dias. A primeira vez que o horário especial entrou em vigor foi em 1931, durante o governo de Getúlio Vargas.

Em 2017, quando Temer estava no poder, chegou a ser cogitado o fim do horário de verão, após ser constatada a queda na efetividade da medida, já que o perfil do consumo de energia não estaria mais ligado ao horário, mas sim, à temperatura. Hoje, cerca de 30 países adotam o horário de varão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.