Bolsonaro decreta fim do horário de verão
25 abril 2019 às 11h55

COMPARTILHAR
Decisão pelo fim do horário especial já havia sido anunciada pelo presidente em uma rede social no início do mês

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) assinou nesta quinta-feira, 25, o decreto que suspende o horário de verão no Brasil, em vigor desde 1931. A revogação aconteceu durante cerimônia no Palácio do Planalto.
A decisão pelo fim do horário especial já havia sido anunciada pelo presidente em uma rede social, no início do mês. Na ocasião ele disse que o assunto já tinha sido discutido com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e um anúncio definitivo deveria acontecer em breve.
Horário de Verão
Durante o horário de verão, alguns estados brasileiros adiantam os relógios em uma hora, normalmente entre os meses de outubro e fevereiro, durando em média, 120 dias. A primeira vez que o horário especial entrou em vigor foi em 1931, durante o governo de Getúlio Vargas.
Em 2017, quando Temer estava no poder, chegou a ser cogitado o fim do horário de verão, após ser constatada a queda na efetividade da medida, já que o perfil do consumo de energia não estaria mais ligado ao horário, mas sim, à temperatura. Hoje, cerca de 30 países adotam o horário de varão.