Bolsonaro concede a si mesmo Medalha do Mérito Científico

Paulo Guedes, Marcos Pontes e Carlos França também foram homenageados nesta quinta-feira

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) condecorou e entregou a si mesmo a medalha da Ordem Nacional do Mérito Científico, na classe de Grã-Cruz, a mais alta da comenda honorífica. A auto-homenagem foi oficializada por decreto presidencial publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 04.

A Ordem Nacional do Mérito Científico é uma ordem honorífica concedida a personalidades brasileiras e estrangeiras como forma de reconhecimento por suas contribuições científicas e técnicas para o desenvolvimento da ciência no Brasil. O decreto presidencial não informa quais foram as contribuições de Bolsonaro que justificaram a honraria. 

No mesmo decreto, uma série de outras personalidades do mundo político, como os ministros de estado Paulo Guedes (Economia), Milton Ribeiro (Educação), Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia) e Carlos Alberto França (Relações Exteriores), além do ex-deputado federal Diego Viella (MDB-GO) e a senadora Daniella Ribeiro (PP-PB), entre outros. Também não consta no decreto do presidente as razões para a condecoração desses políticos.

Jair Bolsonaro se notabilizou mundialmente por negar evidências científicas na gestão pandemia no Brasil, que já matou mais de 608 mil pessoas. Bolsonaro defendeu uso de medicamentos comprovadamente ineficazes tratamento da Covid-19, espalha desinformação sobre a pandemia e já mentiu dizendo que pessoas vacinadas contra a Covid-19 desenvolveram Aids. 

No mês de Outubro, o governo Bolsonaro executou um corte de R$ 600 milhões no orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para outras pastas do governo federal.

Uma resposta para “Bolsonaro concede a si mesmo Medalha do Mérito Científico”

  1. Avatar Valfrido dos Santos Filho disse:

    É fim de mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.