Bolsas de mestrado e doutorado serão direcionadas conforme IDH dos municípios. Entenda

Novo modelo de distribuição do benefício deve começar a ser implementado no mês de março e poderá destinar o dobro de bolsas para regiões mais precárias

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O Ministério da Educação (MEC) divulgou que irá estabelecer mudanças nos critérios para recebimento de bolsas de mestrado e doutorado no Brasil. Conforme o anúncio, o novo modelo de concessão dos benefícios levará em consideração  o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios. Segundo informações da Exame, o novo modelo — que deve começar a ser implementado em março —  poderá destinar até o dobro de bolsas para regiões mais precárias.

De acordo com a reportagem, a pasta não detalhou ainda como será no cálculo para a distribuição dos auxílios entre os programas de pós-graduação. As mudanças no sistema de distribuição serão implantadas devido a “distorções” na concessão do benefício. Foram encontrados, segundo a publicação, casos de cursos de doutorado semelhantes com número de auxílios diferentes.

O anúncio foi divulgado por meio de um vídeo divulgado pelo ministro Abraham Weintraub no Twitter. O conteúdo mostra uma breve explicação feita por Benedito Aguiar Neto, responsável pela direção da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).  A promessa é que o novo modelo de concessão não afete estudantes que já possuem o benefício. Os novos critérios valerão, então, apenas para bolsas disponíveis, ou seja, aproximadamente 4,5 mil.

Nas redes sociais, ao anunciar o programa, o ministro da Educação escreveu: “Mérito acadêmico e incentivo ao desenvolvimento regional. É isso que faremos, de forma inédita, com o Modelo de Concessão de Bolsas da Capes”. (Com informações da Exame e jornal Estado de S. Paulo)

Veja o anúncio divulgado no Twitter: 

 

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Luiz Henrique de Oliveira

qual a logica em ofertar bolsas reduzidas para cursos com excelência acadêmica? em relacao a cursos mais baixos?