BNDES pode criar linha de crédito para socorrer hospitais
21 maio 2020 às 07h39

COMPARTILHAR
Representantes discutem alternativas para setor há cerca de um mês, mas falta de patrimônio para ser dado como garantia é bloqueio para concessão

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estuda criar uma linha de crédito específica para hospitais e laboratórios privados, com o intuito de diminuir impacto das dificuldades financeiras causadas pela suspensão de atendimentos eletivos e aumento de custos em razão da pandemia de coronavírus. O novo tipo de financiamento ser concluído em duas semanas.
Representantes de hospitais e laboratórios discutem alternativas para o setor há cerca de um mês. Entre os bloqueios para a concessão do crédito está a falta de patrimônio para ser dado como garantia pelos hospitais, o que viria a causar prejuízos futuros para os bancos.
O risco seria reduzido com garantia de até 80% do valor do financiamento pelo Fundo Garantidor de Investimento (FGI), que deve ser reforçado com R$ 20 bilhões do Tesouro Nacional. No entanto, a capitalização depende da edição de medida provisória e a garantia só deve estar disponível em junho.