Representantes discutem alternativas para setor há cerca de um mês, mas falta de patrimônio para ser dado como garantia é bloqueio para concessão

Foto: Reprodução.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estuda criar uma linha de crédito específica para hospitais e laboratórios privados, com o intuito de diminuir impacto das dificuldades financeiras causadas pela suspensão de atendimentos eletivos e aumento de custos em razão da pandemia de coronavírus. O novo tipo de financiamento ser concluído em duas semanas.

Representantes de hospitais e laboratórios discutem alternativas para o setor há cerca de um mês. Entre os bloqueios para a concessão do crédito está a falta de patrimônio para ser dado como garantia pelos hospitais, o que viria a causar prejuízos futuros para os bancos.

O risco seria reduzido com garantia de até 80% do valor do financiamento pelo Fundo Garantidor de Investimento (FGI), que deve ser reforçado com R$ 20 bilhões do Tesouro Nacional. No entanto, a capitalização depende da edição de medida provisória e a garantia só deve estar disponível em junho.