Blindados anti-protesto da polícia de Alckmin estão a caminho de São Paulo

Veículos de fabricação israelense farão parte do inventário da PM paulista e serão empregados pelo 2º e 3º Batalhões de Polícia de Choque (BPChq)

PM de São Paulo contará com novos reforços antimotim | Divulgação

PM de São Paulo contará com novos reforços antimotim | Divulgação

A Polícia Militar de São Paulo, do governador Geraldo Alckmin (PSDB), contará com novos reforços antimotim a partir do ano que vem. De acordo com notícia publicada no site da revista especializada em segurança, Tecnologia & Defesa, assinada pelo jornalista Paulo Roberto Bastos Jr, já zarpou do porto de Ashdod, em Israel, um navio cargueiro trazendo os quatro veículos blindados equipados com jatos d’agua, fabricados pela empresa Carmor Ltd. As viaturas vão dotar os 2º e 3º Batalhões de Polícia de Choque.

Segundo a publicação, após uma inspeção técnica, feita por dois oficiais da PMSP, em meados de novembro, os carros embarcaram no último dia 5 e têm previsão de chegada ao Porto de Santos no início de janeiro do ano que vem. Os veículos ainda passarão por um trabalho de finalização, em que serão instalados os equipamentos de comunicação e iluminação, receberão sua pintura padrão final, dentre outras coisas, em uma empresa de São Paulo.

Todos esses veículos foram adquiridos por meio de um processo licitatório iniciado em dezembro de 2013 e concluído em abril de 2014, que culminou na aquisição de oito veículos blindados, sendo quatro antimotim e dois de ações táticas. Além disto, a PMSP já conta com seis veículos blindados de controle de distúrbios civis já entregues em junho deste ano e já em operação.

Recentemente a PM paulista entrou em confronto com estudantes que ocupam dezenas de escolas que seriam alvos de reorganização por parte do governo paulista. A pergunta que fica é: tais viaturas blindadas antimotim e de controle de distúrbio, poderão ser usadas em confrontos parecidos aos ocorridos recentemente nas escolas públicas paulistas?

1
Deixe um comentário

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Welbi Maia Brito

O Estado tem que estar equipado e preparado para qualquer
situação. A garantia da ordem pública é fundamental para a manutenção da
democracia. O governador Geraldo Alckmin está certo em investir na segurança
pública. É melhor estar preparado e não precisar usar, que não poder evitar um
grande distúrbio público por falta de equipamentos.