Black Friday: para evitar golpes, Polícia Civil divulga cartilha de orientação à população

Informe traz explicações sobre principais tipos de esquemas fraudulentos aplicados nesta data e dicas para realização de compras seguras

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), elaborou uma cartilha para auxiliar a população e evitar que as pessoas sejam vítimas de estelionato durante a Black Friday 2020.

O informe traz explicações sobre os principais tipos de esquemas fraudulentos aplicados aplicados nesta data e dicas para realização de compras seguras. Confira:

Links fraudulentos

Caracterizados pelo direcionamento da vítima pelo golpista a um site falso de uma loja virtual, cujas características são extremamente similares às do site oficial. Por ocasião da compra, são apresentados formulários a serem preenchidos com informações bancárias e pessoais. Alguns pedem para instalar um aplicativo. A vítima é enganada com a instalação de um código que monitora tudo que for realizado onde ocorreu a instalação.

Falsas mensagens

Comuns em aplicativos redes sociais onde são divulgados prêmios fakes. A vítima é levada a clicar na falsa promoção, direcionada a sites fraudulentos (conhecidos como phishing), havendo casos, inclusive, em que é solicitada a instalação de aplicativos com pedido para que sejam digitados códigos, os quais, na verdade, viabilizam o monitoramento de tudo que for feito pelo usuário do equipamento no qual ocorreu a instalação.

Sites maliciosos

São verificados em promoções falsas de anúncios patrocinados em redes sociais como o Facebook, Twitter, Instagram e em aplicativos como o
WattsApp, Telegram etc. Nele é comum que a vítima faça compras por meio de boletos bancários falsos ou cartões de crédito, estes geralmente clonados pelos golpistas. O produto supostamente adquirido não existe e provavelmente não será recebido pela vítima.

Golpe do duplica e divide

É representado por um falso desconto, cujo artifício é o aumento dos preços pelo vendedor antes da Black Friday, seguido da diminuição dos preços
durante a promoção, fazendo crer que há um desconto, na verdade
inexistente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.