Vitória do democrata gera comoção nacional nos Estados Unidos, que mesmo na pandemia, as ruas estão cheias

Próximo presidente americano Joe Biden | Foto: Andrew Harnick /AP

Com uma mensagem publicada no Twitter logo após a declaração de vitória, o presidente americano eleito neste sábado, 7, disse que vai governar para todos mesmo para aqueles que não votaram nele. Ele disse que está honrado e que terá um árduo trabalho pela frente.

Na Pensilvania, o candidato Democrata alcançou 284 votos dos delegados, 14 votos a mais dos 270 de que ele precisava. Até agora o democrata alcançou 290 votos. A primeira vice-presidente mulher da história dos Estados Unidos, Kamala Harris, ligou para Biden e serenamente comemoraram a vitória da chapa deles.

Veja a mensagem na íntegra

“América, estou honrado por ter me escolhido para liderar nosso grande país. O trabalho que temos pela frente será árduo, mas eu prometo a você o seguinte: serei um presidente para todos os americanos – quer você tenha votado em mim ou não. Vou manter a fé que vocês colocaram em mim”, disse Joe Biden

Veja o que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia postou no Twitter sobre a vitória de Biden

Twitte de Rodrigo Maia

E o governador de São Paulo, João Dória

O governador do Maranhão, Flávio Dino

Ações judiciais

O presidente Donald Trump alega que a eleição está sendo roubada e promete ações na Justiça. Logo após a declaração de Biden como vencedor na imprensa americana, sua campanha soltou nota dizendo que a eleição não acabou.

“Todos nós sabemos por que Joe Biden está se apressando em fingir que é o vencedor e por que seus aliados da mídia estão se esforçando tanto para ajudá-lo: eles não querem que a verdade seja exposta. O simples fato é que esta eleição está longe de terminar”, afirmou Trump.

Pouco depois, advogados de Trump disseram a jornalistas que houve fraude eleitoral e que medidas legais, como recursos pedindo a recontagem dos votos, serão apresentados à Justiça a partir de segunda-feira (9).

Presidência

A segundo os auxiliares de presidente Jair Bolsonaro, a ordem é silêncio total e vão esperar pela decisão da Justiça Americana.