Após um desempenho desastroso no primeiro debate presidencial contra Donald Trump, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, comunicou a um aliado que avalia se deve continuar na corrida presidencial. Biden entende que, caso não consiga convencer o público de que está apto a concorrer à Casa Branca, pode perder a eleição. A informação é do The New York Times.

O presidente entende que suas próximas aparições no fim de semana, onde ele tem entrevista marcada com a ABC News e paradas de campanha na Pensilvânia e em Wisconsin, devem ocorrer sem percalços. “Ele sabe que se tiver mais dois eventos como esse, estaremos em um lugar diferente até o final do fim de semana”, disse o aliado.

De acordo com a publicação, um alto assessor de Biden disse que o presidente estava “bem ciente do desafio político que enfrenta”.

Possíveis substitutos

Pesquisa feita pela Reuters/Ipsos, publicada na última terça-feira, 2, aponta que um em cada três democratas acredita que Biden deveria encerrar sua campanha de reeleição. Porém, nenhum candidato democrata eleito se sai melhor que ele em um confronto contra Donald Trump.

O levantamento, no entanto, aponta que a ex-primeira-dama Michelle Obama, esposa do ex-presidente Barack Obama, se sairia melhor que Biden e venceria Trump. Michelle disse, em várias ocasiões, que não pretende concorrer à Presidência. Em um cenário hipotético contra Trump, ela venceria por 50% a 39% dos votos.

Apesar de seu desempenho no debate, Biden mantém o apoio de 40% dos eleitores registrados, mesmo número que seu adversário. O número sugere que o democrata não perdeu tanta força no pleito desde o debate.

Leia tambêm:

Possíveis substitutos de Joe Biden na eleição presidencial de 2024: Hillary, Michelle ou Kamala?

Donald Trump quer ser o Putin americano?