Bem histórico da capital, Casa de Cultura Dr. Altamiro de Moura Pacheco recebe reforma avaliada em R$500 mil

Previsão de finalização das obras é estimada para seis meses

Casa de Cultura Dr. Altamiro de Moura Pachecho | Foto: Divulgação

A Casa de Cultura Dr. Altamiro de Moura Pacheco teve suas reformas iniciadas na última semana com previsão de conclusão para seis meses. A casa localizada na Avenida Araguaia, no Centro da capital, está sob os cuidados da Engenho & Arte Produções, que realiza as obras com recursos liberados pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás (FAC).

Os investimentos na restauração totalizam R$500 mil. “A obra de restauro é uma obra em que precisamos ver os elementos utilizados no bem original. Se for preciso trocar alguma coisa, procuramos repor de igual forma.

Essa análise não é possível com uma equipe da construção civil que não tenha capacitação específica pra isso. É uma obra com pessoas mais afuniladas para esse setor”, conta Giulyane Nogueira, diretora da Engenho & Arte.

“A restauração da Casa trará a destinação que ela tinha, como um local de reuniões da AGL, espaço de palestras, de lançamentos de livros e também de visitação pública”, afirma José Ubirajara Galli, presidente da Academia Goiana de Letras (AGL), sediada no sobrado.

A residência havia sido erguida ainda nos anos 1930 e tombada bem histórico de Goiânia em 1999. Desde 1993, o local sedia a AGL. Lá, também podem ser encontrados todo o acervo original de fotos, medalhas, livros, móveis e obras de arte que preservam a história de Goiás.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.