Bebê de quatro meses que sofre com hérnia aguarda por cirurgia

Família de Pedro Gabriel tem feito uma verdadeira peregrinação em busca do atendimento pelo SUS para o bebê

Pedro Gabriel Lemes, tem apenas quatro meses de vida, mas já enfrenta uma grande batalha. Ele nasceu com má formação em diversas regiões do corpo e carece de atendimento médico e cirurgias urgentes. No entanto, varias situações de saúde se agravaram nos últimos dias. A mais urgente é uma cirurgia de uma hérnia ingnoescrotal.

Na busca pelo atendimento e pela cirurgia que de caráter urgente, a família tem feito uma verdadeira “romaria” pelos hospitais públicos. Pedro Gabriel chegou a ser encaminhado para Goiânia e apesar da recomendação para cirurgia de urgência, foi posta em fila de espera, uma vez que o SUS não encaminha para realização imediata dos procedimentos em hospital público e nem providenciou o atendimento em hospital da rede privada, custeado pelo SUS.

Neste sábado, 18, a família de Pedro Gabriel esteve novamente na capital, mas sem sucesso nos hospitais tendo que retornar a Catalão. Diante da situação a família entrou na justiça e conseguiu liminar que obrigada o SUS a realizar o atendimento.

Além da hérnia ingnoescrotal, Pedro Gabriel ainda respira com ajuda de tubo de oxigênio, nasceu com lábio leoporino (o que resulta na dificuldade de alimentação), hipertelorismo (afastamento excessivo dos olhos) e problemas intestinais que causam grandes dores para o bebê.

A reportagem fez contato com a Secretaria de Saúde de Estado com pedido de informações sobre o caso, segundo nota da assessoria de imprensa, o bebê foi avaliado por três médicos: pediatra, cirurgião e ultrassonografista, ficando constatado “que o estado geral da criança estava bom e a hérnia é uma hérnia inguinal , sem qualquer sinal de encarceramento. Portanto, sendo cirurgia eletiva, programada, deverá ser agendada pelo município de origem da criança.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.