Batizado de “Cristiano Araújo”, projeto de lei obriga instalação de detector de cinto de segurança

Proposta é do deputado baiano Jorge Solla (PT) e foi motivada pelo grave acidente que vitimou o cantor sertanejo, na última quarta-feira

O deputado federal Jorge Solla (PT-BA) apresentou nesta quinta-feira (25/6) um projeto de lei que torna item obrigatório de segurança dos veículos leves produzidos no Brasil o alerta sonoro e visual para o uso do cinto de segurança nos bancos dianteiros e traseiros.

Conforme assessoria do parlamentar baiano, a medida visa reduzir o número de vítimas fatais em acidentes de trânsito decorrentes do não uso do item de segurança, como foi o caso do cantor sertanejo Cristiano Araújo, de 29 anos, e sua namorada, Allana Moraes, de 19. Os dois morreram após grave acidente de carro na BR-153, em Goiás, na madrugada de quarta-feira (24).

“Há 18 anos o Código de Trânsito está em vigor e mesmo a fiscalização e a aplicação de multa não foram suficientes para mudar uma cultura de não usar o cinto no banco traseiro. O clamor popular para a morte do Cristiano Araújo pode nos deixar como legado a adoção de medidas que ajudem a reduzir o espantoso número de vítimas em acidentes de trânsito no país”, destacou Solla.

Conforme a proposta, o dispositivo do alerta para cinto de segurança emite sinais sonoro e visual intermitentes cada vez que sensores identificam a presença de passageiros no veículo sem o devido uso do item.

De acordo com o deputado, o acessório já é utilizado em carros de luxo no Brasil e na maioria dos carros do mundo. “É um custo muito baixo perto do impacto positivo que irá trazer na redução do número de vítimas fatais em acidentes”, destaca o baiano.

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Epaminondas

Ah, o Brasil das comoções. Quando será que uma morte ocasionada pela nossa notória burrice parlamentar tornará crime hediondo deputados imbecis? Então ficamos assim: Uma atriz se fotografa na privada, as fotos vazam e aprovam uma lei com o nome da atriz; um cantor sertanejo, viajando à noite de carro, a uns 200 km/h, não coloca o cinto, morre… E lá vão eles fazer uma lei. Pois como se sabe, leis resolvem tudo. É só botar no papel e aprovar na comoção. Vide o exemplo de leis que proibem matar e roubar. Deram tão certo! O alerta visual e sonoro,… Leia mais