Batata inglesa sobe 72,63% e Páscoa deve ficar mais cara neste ano

03 abril 2019 às 17h27

COMPARTILHAR
Apesar de altas em itens do almoço, levantamento feito pela FecomercioSP, aponta que preços dos chocolates aumentaram apenas 2,43%

Um levantamento divulgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) aponta que neste ano os consumidores terão mais gastos com os preparativos para a Páscoa. O encarecimento de itens como a batata inglesa, que sofreu reajuste de 72,63% está entre os fatores que puxam a alta.
O estudo usou como base dados de fevereiro e março do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15). Na comparação com o mesmo período do ano passado, outros itens como o pimentão, a cebola e o brócolis também sofrerão variações positivas nos valores de mercado. A Federação explica que as altas se devem ao clima chuvoso.
Sobre os peixes para a Semana Santa a expectativa é de possíveis altas nos valores. O bacalhau, por exemplo, é importado e está sujeito a variações cambiais. A Fecomercio recomenda aos consumidores a compra de pescados nacionais como pirarucu, abrótea e manjuba que tiveram aumento relativamente baixo, em cerca de 1,6%.
Nem só de altas é composto o relatório. A Fecomercio traz previsão de redução no valor da cerveja, em cerca de -0,79% e do sorvete em -1,22%. O preço médio do chocolate ficaram abaixo da inflação – alta de 2,43%.