Batalhão do Giro recebe reforço de novos policiais

Aula inaugural dos militares que serão preparados para atuar no Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva foi dada pelo vice-governador José Eliton (PSDB)

Primeira aula do Curso de Intervenção Rápida Ostensiva da Polícia Militar começou nesta sexta-feira (1º/4) | Foto: André Saddi

Primeira aula do Curso de Intervenção Rápida Ostensiva da Polícia Militar aconteceu nesta sexta-feira (1º/4) | Foto: André Saddi

Em aula inaugural do Curso de Intervenção Rápida Ostensiva (Ciro) aos novos 36 policiais militares que integrarão o Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva (Giro) e seis convidados de outros estados, o vice-governador e secretário estadual de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSAP-GO), José Eliton (PSDB), deu as boas-vindas aos militares que começam nesta sexta-feira (1º/4) o treinamento.

No auditório da SSAP-GO, José Eliton falou aos 42 policiais militares que iniciam hoje seu treinamento do Giro. Esses oficiais serão capacitados para atuar em situações de alta complexidade e de forma ostensiva no combate à criminalidade, informou a secretaria.

A distribuição desses novos integrantes do Giro, segundo a pasta, se dará da seguinte maneira: 36 devem atuar em Goiânia e outras grandes cidades do Estado e seis irão para suas corporações no Acre, Amapá, Bahia e Paraná para compartilhas os conhecimentos adquiridos no curso.

Os alunos do Ciro 2016 foram apresentados ao vice-governador e ao comandante-geral da Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO), o coronel Divino Alves. José Eliton, o comandante-geral e o comandante do Comando de Missões Especiais (CME), tenente-coronel Wellington Urzêda, foram homenageados pelo batalhão do Giro, comandado pelo major Joaquim da Costa, com camisetas.

Os Cavaleiros de Aço, como são chamados os integrantes do Giro, acompanharam a apresentação de um vídeo com as etapas pelas quais os 42 alunos passarão durante o curso. O nome Cavaleiros de Aço foi dado pela atuação com motocicletas nas ruas em ações de combate ao crime.

“Faço primeiro referência aos policiais militares goianos que iniciam o curso para integrar essa força especializada na intervenção, na ronda ostensiva no combate à criminalidade. Os policiais que nos visitam e buscam aqui em Goiás adquirir conhecimentos para compartilhar com seus colegas nos respectivas estados onde atuam quero que levem aos seus concidadãos o nosso respeito, nosso apreço”, abriu seu discurso José Eliton.

O vice-governador e secretário de Segurança Pública destacou a “coragem que move e remove obstáculos” na atuação dos policiais do Giro. “Os senhores não haverão de se graduar nesse curso que é dificílimo e impõe riscos e desafios se não tiver determinação e coragem de vencer os obstáculos.”

José Eliton declarou em seu discurso que, na Segurança Pública, o ideal não existe e que há muitas dificuldades de ordem institucional ou nas demandas corporativas em todos os cenários. “Mas os senhores têm a disciplina, a coragem, o espírito público e o comprometimento cívico com esse país e com esse estado para realizar suas atividades da melhor maneira possível”, disse.

Direitos

Sobre os direitos dos policiais, o vice-governador explicou que seu compromisso em pagar as gratificações e encargos será cumprido. “Solicitei à Superintendência de Gestão, Planejamento e Finanças que fizesse a regularização dessa questão, seja na folha ordinária, seja na folha extra, para que nós estabeleçamos isso de forma muito tranquila em relação aos direitos dos policiais.”

O secretário de Segurança Pública voltou a defender a capacidade da Polícia Militar goiana. “O superintendente de Ações e Operações Integradas, Emmanuel Henrique, com o comandante-geral da PM, coronel Divino Alves, e o delegado-geral da Polícia Civil, Álvaro Cássio, estão estabelecendo o uso de alta tecnologia para propiciar cada vez mais capacidade das polícias de exercerem suas atividades, com armas de longo alcance e outros instrumentos que estão sendo adquiridos e serão colocados à disposição das várias forças”, pontuou. (Com informações da SSAP-GO)

Deixe um comentário