Basileu França faz seletiva para maior festival de balé do mundo

Evento selecionará bailarinos goianos para disputar o Youth America Grand Prix (YAGP)

Evento inédito em Goiás seleciona bailarinos para a final do festival, em abril, na cidade de Tampa, Flórida (EUA) | Foto: Divulgação

O teatro Basileu França sediará, entres os dias 16 a 23 de janeiro, uma competição que selecionará bailarinos, entre 9 e 19 anos, para participar da final do maior festival de balé do mundo. O evento a ser realizado pela primeira vez em Goiás é o Youth America Grand Prix (YAGP). Criado por dois russos do Ballet Bolshoi, o YAGP é conhecido por oferecer bolsas de estudos para bailarinos.

O secretário de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira, comemorou a realização da seletiva em Goiás. “Foram várias reuniões e estudos para concretizar a reforma deste espaço, o principal berço das artes em Goiás”, apontou o titular da Pasta, ao se referir à reforma pela qual passou o Basileu França.

A final será realizada em Tampa, na Flórida, no próximo mês de abril. A representante do YAGP no Brasil,  Katty Houlis, visitou o Basileu e elogiou os bailarinos brasileiros. “Eles são muito procurados porque são muito bem preparados. Normalmente, ocupam posições de destaque, como primeiro solista, primeiro bailarino”, disse Katty.

A diretora do Basileu França, Lóide Magalhães, reforçou a visibilidade do balé brasileiro e ressaltou as chances dos bailarinos goianos conseguirem ir para final na Flórida.“O nosso diferencial é a preparação. Eles têm a oportunidade de dançar e treinar muito, já que contam com um teatro dentro da escola”, pontuou a diretora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.