Base aliada em Goiás possui 250 candidatos a mais que oposição

Levantamento mostra que mais de 68% dos prefeitáveis são de siglas alinhadas ao governo estadual

Governador Marconi Perillo e vice-governador José Eliton: base aliada ao governo do Estado conta com 461 candidaturas para a disputa das prefeituras nas eleições municipais deste ano

Governador Marconi Perillo e vice-governador José Eliton / Divulgação

A disputa pelas prefeituras dos 246 municípios goianos conta neste ano com 672 candidatos. Desses, 461 compõem a base aliada do governo de Goiás, 250 a mais do que os partidos de oposição. Para se ter uma ideia, o número de aliados ao governo representa 68% dos prefeitáveis.

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), partido do governador Marconi Perillo e do vice-governador José Eliton, é o recordista de candidaturas nas eleições de 2016 no Estado, com 137 registros no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Em seguida, aparece o PMDB, com 115 nomes, e o PP com 49.

Com 211 nomes, apuração revela que partidos de oposição deixaram de apresentar candidaturas próprias em municípios integrantes dos principais colégios eleitorais do Estado. O PMDB, por exemplo, apesar de ser o segundo partido com mais candidaturas, deixou de concorrer diretamente em municípios como Senador Canedo, Goianira, Inhumas e Nerópolis.

Já no Entorno do Distrito Federal, que junto representa o segundo maior colégio eleitoral do Estado, a base governista conta com 54 aliados no páreo contra 24 opositores.  Abadiânia, Corumbá de Goiás, Cristalina, Luziânia, Novo Gama e Padre Bernardo são alguns dos municípios em que partidos de oposição, como DEM e PMDB, deixaram de apresentar candidato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.