Bares, restaurantes e shoppings devem funcionar com 50% da capacidade em Goiânia

Eventos particulares e uso de salão de festas estão proibidos. Medidas devem ter início a partir de quinta-feira,

Foto: Reprodução | Prefeitura de Goiânia

Novo decreto do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) a ser assinado nesta segunda-feira, 22, prevê a redução de horário e capacidade de estabelecimentos comerciais em Goiânia. Shoppings, restaurantes e bares terão capacidade reduzida para 50%. Eventos particulares e uso de salão de festas estão proibidos.

O decreto de Rogério Cruz, que deve valer a partir da próxima quinta-feira, 25, ainda prevê a redução para 30% da capacidade de salões, barbearias, templos religiosos e academias. Academias e áreas para prática de atividades esportivos em condomínios deverão ser restritos para moradores.

A região da Rua 44 funcionará de quarta-feira a sábado das 7h às 15h. As escolas continuarão a funcionar com 30% da capacidade. Os servidores muncipais passarão a trabalhar em regime de home office em grupos de 50% de 14 em 14 dias.

O secretário municipal de Governo, Andrey Azeredo, destaca que houve registro de aumento nos casos de contaminação e pedidos de internação na capital para UTI e enfermaria. “Já abrimos mais 60 leitos e abrimos leitos quase diariamente para tentar segurar taxa de ocupação abaixo de 80%”, diz.

Para elaboração do decreto, os técnicos da prefeitura produziram um mapa de calor das regiões de Goiânia para localizar quais são os pontos com os principais focos de aglomeração. Segundo Andrey Azeredo, a região da Rua 44, bares, restaurantes e instituições religiosas estão entre os principais pontos.

As medidas de restrição visam combater o avanço da Covid-19 na capital. Na semana passada, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) publicou uma nota técnica com mapeamento dos casos da doença e mostrou que a Região de Saúde Central, onde se encontra Goiânia, está crítica. Nesta segunda, 90% dos leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI) do estado estão ocupados. Na capital, a ocupação está em 69%.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.