Bancos são obrigados a trocar notas falsas
21 junho 2016 às 15h22

COMPARTILHAR
Regulamentação do Banco Central estabelece que instituições devem receber notas e moedas e enviar para análise para que cliente seja ressarcido

A partir de segunda-feira (21/6) os bancos brasileiros estão obrigados a trocar notas e moedas falsas que seus clientes tenham retirado em agências e caixas eletrônicos da instituição. Para fazer a troca, basta procurar uma agência, mesmo que a nota tenha sido sacada em caixas 24 horas. Não é necessário apresentar o extrato da conta porque os bancos já têm os registros de saques efetuados.
Também não é preciso fazer um boletim de ocorrência para fazer a troca, de acordo com a Resolução nº 4.492/16 do Conselho Monetário Nacional e a Circular nº 3.798/16 do Banco Central. Ao regulamentar a medida, o Banco Central (BC) ressaltou que o cliente deve verificar os elementos de segurança das cédulas, como marca d’água e impressão em alto relevo e que deve recusar o dinheiro sob suspeita, produto de crime.
O banco deverá, ao receber o dinheiro, anotar os dados pessoais do cliente e enviar as cédulas ou moedas para análise do Banco Central. O cliente só será ressarcido caso o BC comprove a falsidade do dinheiro. É possível acompanhar o trâmite da análise, feita em até 40 dias, no site da entidade.
Mesmo quem não tem conta corrente naquela unidade, como aposentados e beneficiários do Bolsa Família, por exemplo, pode, segundo o órgão, trocar as notas. Basta procurar uma agência do banco em que foi feito o saque e realizar o procedimento.