Bancos poderão emprestar com base na antecipação de saque do FGTS
28 julho 2019 às 10h57

COMPARTILHAR
Empréstimo será opção para ter acesso ao saldo remanescente do Fundo de Garantia

De acordo com a Medida Provisória 889 publicada esta semana, que modifica as maneiras de saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviços (FGTS), o trabalhador que desejar sacar o Fundo de maneira integral, poderá fazê-lo por meio de empréstimo bancário. A modalidade está disponível para quem optar pela modalidade de saque-aniversário (com o recebimento anual de uma parcela do FGTS).
O modelo de empréstimo é parecido com a antecipação da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física, oferecida pelos bancos. A antecipação dessas parcelas do FGTS é realizada com base nos recursos nas contas a que os trabalhadores teriam direito por meio dos saques na data de aniversário.
De acordo com a Medida Provisória, a instituição bancária que oferecer a modalidade de empréstimo, terá à disposição “percentual do saldo total existente nas contas vinculadas e ao saque em favor do credor, com vistas ao cumprimento das obrigações financeiras de seu titular”.
O governo federal avalia que pelo menos R$ 150 bilhões sejam injetados na economia, por meio da nova modalidade de empréstimo.