Bancos não terão expediente no feriado prolongado de Carnaval

Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) orienta que os clientes utilizem os canais digitais durante esse período

Os bancos de todo o país estarão sem expedientes da próxima segunda-feira, 28, até ao meio-dia de quarta-feira de cinzas, 2, quando o atendimento retomará. Embora muitos municípios brasileiros cancelaram as festas do carnaval, a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) optou pelo fechamento das agências, orientando que os clientes façam uso dos canais digitais durante o período de fechamento.

De acordo com a instituição, a decisão atende uma resolução do Banco Central (BC). O diretor adjunto de Serviços da FEBRABAN, Walter Faria, destaca que as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis aos clientes, além dos canais digitais e remoto de atendimento, como a internet e o mobile banking. “Lembrando que os canais digitais dos bancos são seguros e os volumes significativos de transações e adesões ao PIX comprovam a eficiência e aceitação desse meio de pagamento, que trouxe conveniência e facilidade para os clientes em suas transações financeiras do dia a dia”, frisa.

Acerca dos vencimentos, as contas de água e energia, e os carnês com vencimento nos dias 28 de fevereiro e 1º de março poderão ser pagos sem acréscimos na quarta-feira. “Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso de títulos que têm código de barras, agendar os pagamentos nos caixas eletrônicos, internet banking,” ensina. Já nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do atendimento ao público vai ser antecipado, garantindo o mínimo de 3 horas de funcionamento.

Os eventos de carnaval estão suspensos novamente em todo o país por causa do avanço da variante Ômicron. Desfiles de escolas de samba do Rio de Janeiro e Salvador foram adiados e os tradicionais blocos de rua foram cancelados. No entanto, em alguns municípios, com tradições carnavalescas, decretaram que as repartições públicas vão funcionar nos dias da folia. O feriado de carnaval, neste ano, corresponde ao período de sexta-feira, 26, até 2 de março.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.