Bancos mudam horário de atendimento por causa de coronavírus

Novos horários visam proteger colaboradores e clientes contra pandemia de coronavírus

Foto: ilustração

De acordo com a Associação de Bancos (Asban), os cinco maiores bancos do estado deverão funcionar em novos horários em razão da pandemia do novo coronavírus. A associação também incentiva os clientes a utilizarem meios remotos de atendimento, como mobile e internet banking. Por meio do acesso à internet, podem ser realizadas transações financeiras de modo a dispensar o atendimento presencial nas agências.

De acordo com a Asban, caso o cliente necessite comparecer presencialmente, novas medidas de proteção foram tomadas, como distância mínima para atendimento e reforço da higienização em locais mais tocados pelas pessoas, como maçanetas, botões de caixas eletrônicos e elevadores, balcões e a disponibilização de álcool gel.

Como funcionam as agências

O Banco do Brasil irá realizar o atendimento presencial apenas quando essencial, de 9h às 14h. Entre 9h e 10h, o atendimento será exclusivamente a pessoas pertencentes ao grupo de riscos, aposentados e pensionistas. Nos demais horários, atendimentos essenciais, clientes de programas sociais e com limite de até 6 pessoas simultaneamente. Os caixas eletrônicos: funcionam normalmente, com higienização em tempo integral, mas sem atendentes. Os colaboradores passam a trabalhar em regime de escala e home office. Nos municípios com decreto determinando o fechamento das agências, não haverá atendimento. No entanto, a instituição negocia com as prefeituras a liberação dos terminais de autoatendimento.

O Bradesco abre às 8h e fecha às 14h. Entre 8h e 10h, o atendimento será exclusivo do grupo de risco. O atendimento presencial fica limitado a até 10 clientes simultaneamente, a depender do tamanho da agência. Os caixas eletrônicos deverão funcionar com atendentes até às 17h, evitando assim aglomeração de pessoas. Cerca de 60% dos colaboradores trabalham em home office. Cidades com decreto de fechamento das agências, não haverá atendimento.

A Caixa Econômica Federal funciona de 9h às 14h, com atendimento do grupo de risco entre 9h e 10h. Caixas eletrônicos mantém funcionamento normal. Atendimento presencial somente para serviços sociais essenciais. A Caixa ampliou os serviços digitais e remotos, como a Agência Digital, Telesserviço e WhatsApp. Nos municípios com decreto de fechamento das agências, não haverá atendimento.

O Itaú Unibanco abre às 9h e fecha às 14h. Com a atendimento exclusivo de 9h às 10 para o grupo de risco. Atendimento presencial limitado a até 5 clientes simultaneamente, dependendo do tamanho da agência. Os caixas eletrônicos funcionam normalmente e os colaboradores trabalham em regime de escala: 50% nas agências e 50% em home office, com revezamento semanal. Nos municípios com decreto determinando o fechamento das agências, não haverá atendimento.

O Santander irá funcionar de 9h às 14h. Entre 9h e 10h, o atendimento será exclusivamente a pessoas pertencentes ao grupo de riscos. Atendimento presencial limitado a até 6 clientes simultaneamente, dependendo do tamanho da agência. Os caixas eletrônicos funcionam normalmente. Os funcionários da agência trabalham em regime de revezamento e home office. Nos municípios com decreto determinando o fechamento das agências, não haverá atendimento.

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