Bancos de sangue de Goiás registram déficit em seus estoques

Pandemia de covid-19 desacelerou taxas de doação, ao mesmo tempo em que acelerou a demanda por transfusões sanguíneas 

A ascensão do coronavírus em todo o mundo acabou gerando um movimento de desencontro nos bancos de sangue existentes. Isso se deve ao fato de que tem ficado cada vez mais difícil fazer com que as pessoas sintam-se estimuladas a saírem de suas casas para doar, sendo que em contrapartida, a própria covid-19 fez a demanda por transfusões sanguíneas aumentar ainda mais. 

Ana Cristina Novais, diretora técnica do Hemocentro, alega que atualmente o déficit no estoque de sangue em Goiás se encontra em 20%, número menor do que o que foi observado durante a primeira onda de covid-19 no estado, o qual chegou à marca de 49%. 

“Nós temos que considerar a questão de que as emergências não pararam de acontecer. Precisamos atender ainda outros pacientes que também precisam de doações de sangue por terem sofrido um acidente ou por estarem com algum outro problema de saúde que não esteja ligado às complicações advindas do coronavírus, por exemplo”, afirma Ana Cristina. 

A diretora técnica do Hemocentro destaca ainda que foram retomadas algumas campanhas e parcerias que visam estimular a doação de sangue em todo o estado de Goiás. “Todas as nossas campanhas seguem os protocolos exigidos neste momento, como higienização das cadeiras, aumento no uso de álcool em gel e distanciamento entre as pessoas presentes nos locais de doação.”, ressalta. 

Requisitos para doação

Para realizar uma doação de sangue, é necessário ter entre 16 e 59 anos. Menores de idade devem apresentar autorização de pais ou responsáveis. É preciso pesar acima de 50 kg, estar alimentado, ter dormido pelo menos 6 horas na última noite e levar um documento com foto para identificação. Ana Cristina ressalta também que quem tiver acabado de realizar uma refeição como o almoço, precisa esperar cerca de 2 horas para fazer a doação. 

O site do Hemocentro de Goiás apresenta outras informações importantes para quem deseja realizar uma doação de sangue. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.