Acordos valem para contratos firmados até segundo semestre de 2017, com débitos vencidos e não pagos até 10 de julho deste ano

O Banco do Brasil (BB) lançou um programa que prevê descontos de 25% a 100% nos juros de mora para estudantes em atraso com o pagamento do Financiamento Estudantil (Fies).

Os descontos foram previstos pela Lei 14.024/2020, editada como medida de apoio durante a pandemia de Covid-19. A renegociação na instituição financeira vale para os contratos firmados até o segundo semestre de 2017, com débitos vencidos e não pagos até 10 de julho deste ano.

Para realizar a renegociação a parcela não poderá ser inferior a R$ 200. Quem quitar integralmente o financiamento ou o saldo devedor terá redução de 100% nos juros de mora.

A liquidação em quatro parcelas semestrais e o reparcelamento em até 24 meses receberá desconto de 60%. Já o reparcelamento em até 145 meses terá redução de 40% e reparcelamento em até 175 meses, 25%.

As parcelas deverão começar a ser pagas em janeiro. Em caso de prorrogação do estado de calamidade pública por causa da pandemia do novo coronavírus, o pagamento da primeira parcela ficará adiado automaticamente para o mês seguinte ao seu término, como estabelece resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação editada em setembro.