O Banco Central (BC) está com concurso público para preencher 100 vagas para o cargo de analista. As inscrições iniciam nesta segunda-feira, 22, e vão até dia 20 de fevereiro. As provas estão marcadas para 19 de maio e serão realizadas em todas as capitais do país. O certame é organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

A remuneração inicial oferecida é de R$20.924,80, com benefícios como auxílio-alimentação de R$658,00 e programa de saúde, cujos custos são divididos igualmente entre servidores e a instituição. O concurso oferece 50 vagas para a área de tecnologia da informação e 50 para a área de economia e finanças. Para cada área são reservados 5% das vagas para pessoas com deficiência e 20% para candidatos autodeclarados negros.

Para se candidatar, é necessário possuir diploma de conclusão de curso de nível superior em qualquer área reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

O chefe do Departamento de Gestão de Pessoas, Educação, Saúde e Organização, Marcelo Cota, justificou a necessidade da realização do concurso. “Para lidar com a grande carteira de projetos inovadores em execução atualmente no BC, buscamos novos servidores igualmente inovadores, criativos e que gostam de encarar novos desafios. Se você tem esse perfil, seu lugar é no Banco Central”, destacou.

Os aprovados serão inicialmente lotados em Brasília, podendo, após o primeiro ano, participar do Programa de Gestão e Desempenho, que permite o acompanhamento do trabalho pelas entregas e produtividade. Além disso, há a possibilidade de adotar regime de trabalho semipresencial ou remoto, dependendo da natureza das atividades e do desempenho demonstrado.

Outros benefícios

Aos seus servidores, o BC oferece programas como o de Pós-Graduação (PPG), cursos de idiomas, e seminários no Brasil e no exterior. Além disso, o funcionário pode manter parcerias de formação e intercâmbio profissional com organismos internacionais, como o Bank for International Settlements (BIS), Banco Central Europeu (BCE) e Fundo Monetário Internacional (FMI).

Leia também: Confira os editais do “Enem dos Concursos”
Confira em quais cidades de Goiás as provas do CPNU serão aplicadas