COMPARTILHAR

Ministro informou que tribunal irá começar a veicular uma campanha para conscientizar as mulheres da importância da participação feminina na política

Bancada feminina no Congresso se reuniu com ministro do STF | Divulgação
Bancada feminina no Congresso se reuniu com ministro do STF | Divulgação

Na manhã dessa quinta-feira (3/3), a bancada feminina do Congresso Nacional esteve reunida com o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Dias Tóffoli, para tratar sobre a participação da mulher na política.

De acordo com as senadoras e deputadas, atualmente os partidos inscrevem mulheres, muitas vezes até sem o conhecimento delas, apenas para cumprir a cota de 30% exigida pela legislação.

O ministro informou que a partir de abril o TSE irá começar a veicular uma campanha publicitária para conscientizar as mulheres da importância da participação feminina na política. A peça deverá ser inserida na programação de rádio e TV por quatro meses, e estará disponível em horários nobres, e de forma equilibrada. Além disso, ele comunicou que o tempo previsto para TV destinado às candidatas passará de cinco para 10 minutos.

Ao ser cumprimentada por Dias Tóffoli por ter assumido a presidência do PSB goiano, a senadora Lúcia Vânia falou sobre a baixa participação das mulheres nas Executivas dos partidos, e comemorou a veiculação da campanha.

“É muito importante que as mulheres entendam que a participação delas na política impacta o todo, e que isso reflete na sociedade e na realidade de vida delas, inclusive, das famílias. A repetição da peça publicitária pelos próximos meses irá auxiliar nessa conscientização”, explicou.

A campanha do TSE será lançada no Congresso Nacional no dia 31 de março.