Baleia Rossi busca votos entre deputados goianos rumo à presidência da Câmara

Parlamentar apresentou seu plano de governo no Palácio das Esmeraldas e pregou por uma Câmara que apoia a democracia

Deputado Federal Baleia Rossi (MDB-SP). │Foto: Portal da Câmara dos Deputados

O candidato à presidência da Câmara de Deputados, Baleia Rossi (MDB-SP), se reuniu para um jantar no Palácio das Esmeraldas com o governador Ronaldo Caiado (Democratas) e com a bancada de deputados goianos, na quarta-feira, 20. A exemplo de Arthur Lira (PP), que também participou de reunião parecida na semana passada, a intenção era agremiar votos dos goianos para a eleição do dia 1º de fevereiro.

De acordo com o deputado José Nelto (Podemos), que esteve presente na reunião, Rossi apresentou seu plano de governo, levantando a bandeira da independência.

“Nós discutimos a respeito de uma Câmara independente, que defende a democracia, a liberdade de expressão, liberdade de imprensa, uma Câmara que não seja comandada apenas por um grupo de parlamentares”.

O deputado disse ainda que fortalecer a federação e apoiar estados e municípios foi outra das pautas propostas por Baleia Rossi.

Disputa eleitoral

O encontro se dá uma semana após Arthur Lira (PP-AL), também candidato à presidência da Câmara, realizar encontro semelhante com políticos goianos. Ambos os deputados fazem tour pelos estados em busca dos votos necessários para alcançar a Mesa Diretora da Câmara.

A candidatura de Baleia Rossi é articulada pelo atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), e conta com apoio, até o momento, de 12 partidos: PT, PSL, MDB, PSB, PSDB, DEM, PDT, Cidadania, PV, PCdoB, Rede e Solidariedade.

Já Arthur Lira é apoiado por Bolsonaro e conta com PL, PP, PSD, Republicanos, Pros, Podemos, PSC, Avante e Patriota. A eventual vitória do progressista pode facilitar a vida de Bolsonaro e permitir o avanço de pautas favoráveis ao governo, além de afastar pedidos de impeachment.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.