Balanço da Secretaria da Economia aponta redução de 21% nos gastos com despesas
22 dezembro 2020 às 18h25

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De acordo com a pasta, somente neste ano a economia foi de R$ 11 milhões. A maior redução de gasto foi com o Correio de 55%. A partir dessa economia foi possível pagar 86% dos credores

A Secretaria da Economia reduziu seus gastos internos em 21% em 2020, o que representou economia de R$ 11 milhões em relação a 2019. Quando comparado a 2018 o enxugamento alcançou 28%.
As principais reduções foram com despesas de Correios (-55%), renegociação de contratos de vigilância (-46%), frota de veículos (-36%) e aluguel de imóveis (-24%). O gasto com aluguel passou de cerca de R$ 700 mil no primeiro trimestre de 2019 para R$ 453 mil no último trimestre deste ano.
Com a redução do custeio, tornou-se possível o pagamento de 86% dos credores da Secretaria.
A pasta também disponibilizou imóveis da Economia à Secretaria de Administração (Sead), para venda. Exemplos disso foram as transferências da Delegacia Regional de Fiscalização de Rio Verde para um shopping da cidade, e do Conselho Administrativo Tributário, em Goiânia, para um espaço mais amplo e arejado dentro do Complexo Fazendário. Em ambos os casos, os imóveis de origem foram repassados à Sead.
Entre as estratégias de planejamento o destaque, segundo a secretária-adjunta, Gisele Barreto, foi a implantação do relatório de governança. Nele constam dados mensais sobre comparativos de gastos, fluxo de caixa, entre outros.
“A partir dessa avaliação podemos tomar decisões corretas, saber se estamos no rumo certo e onde precisamos melhorar. É uma radiografia constante dos resultados”, disse.
Tecnologia da Informação
Um dos principais investimentos para serviços ao cidadão foi o aplicativo Economia Oline (EON). Um dos pilares dessa ferramenta, além do acesso ao atendimento, é a transparência pública com a disponibilização periódica dos relatórios fiscais e orçamentários da Economia.
Para o próximo ano a secretária-adjunta destaca que a pasta pretende dobrar o investimento em TI, levando mais agilidade e eficiência ao contribuinte. “Nossa meta para 2021 é ter 100% dos serviços agendados online no EON”, disse.