Baixa procura por vacinação pode trazer de volta epidemia de 2018

Com quase dez dias de campanha foram vacinadas 16,53% das crianças, 22,88% das puérperas e 25,23% das gestantes da Capital

Baixa procura por vacinação pode trazer de volta epidemia de 2018
Vacina contra gripe | Foto: Reprodução

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), teve início no último dia 10 de abril. Porém, nesses quase dez dias de vacinação a procura tem sido baixa, o que preocupa a secretaria.

O balanço parcial divulgado na quarta-feira, 17, mostra que é baixa a procura da população pelo recurso. Ao todo, foram aplicadas 32.888 doses na primeira semana de campanha.

Segundo o calendário proposto pelo Ministério da Saúde, os primeiros grupos do público-alvo são as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas. Desses grupos, até agora, vacinaram 16,53% das crianças, as puérperas, 22,88% e as gestantes, 25,23%.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, explicou que neste ano os números dos casos por influenza estão baixos, porque a cobertura vacinal do ano passado foi satisfatória.

Por esse motivo, a vacina é indispensável para que a população permaneça imune contra o vírus. ”A população precisa melhorar a procura pela vacina. Se não conseguirmos alcançar a cobertura desta campanha, iremos vivenciar a mesma epidemia de 2018, com casos e mortes por influenza”, ressalta.

Mesmo fora da data prevista pelo calendário, parte da população que corresponde aos outros grupos prioritários e procuraram pela vacina, receberam as doses. ”Nós consideramos a disposição dessas pessoas de irem aos postos de vacinação, por isso  aplicamos a vacina para que elas não precisem ir novamente”, explica a superintendente.

Foram imunizados 4,53% da população dos idosos, 3,85% dos trabalhadores da saúde, 1,31% dos professores e 2,59% dos portadores de doenças crônicas. Na próxima semana, do dia 22 a 26 de abril, a campanha será voltada para os trabalhadores da saúde. 

Calendário de vacinação

A vacinação nesta quinta e sexta-feira de semana santa ocorrerá da seguinte forma: dois postos de vacinação estarão disponíveis para a população aplicar a influenza:

Centro Municipal de Vacinação / Horário: 8h às 18h / Endereço: Avenida 5a radial, quadra 216 A lote 04, setor Pedro Ludovico

Cais Campinas / Horário: 8h às 18h / Endereço: Rua P-30 esquerda c/ P-26, setor dos Funcionários

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que nos fins de semana serão aplicadas apenas as vacinas de rotina.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.