Aviões da FAB se preparam em Anápolis para resgatar brasileiros na Ucrânia

Itamaraty estima que haja 500 compatriotas residentes no território ucraniano, mas talvez outros estrangeiros sejam transportados

Dois aviões militares foram colocados a disposição pela Força Aérea Brasileira (FAB) para o resgate de brasileiros na Ucrânia. As aeronaves militares, consideradas as maiores da América do Sul, podem partir ainda neste sábado, 26, da base aérea de Anápolis, munícipio a 55 quilômetros de Goiânia. O Itamaraty estima que haja 500 compatriotas residentes no território ucraniano. Essa decisão do governo federal está sendo tomada após o efetivo ataque da Rússia ao país.

“Sob orientações do Ministério da Defesa e coordenação do Ministério das Relações Exteriores (MRE), colocou de prontidão duas aeronaves KC-390 Millennium para possível transporte de brasileiros evacuados da Ucrânia”, informou o perfil oficial da FAB no Twitter. Em comunicado no portal da chancelaria argentina, o país vizinho informou que há uma possível retirada conjunta de cidadãos da América Latina.

O documento cita o Brasil como uma das nações que discutem a medida. A embaixada do Brasil na Ucrânia nessa sexta-feira, 25, afirmou que um trem poderia partir de Kiev para uma cidade perto da Romênia, onde um ônibus cruzaria a fronteira com os cidadãos brasileiros, que estão refugiados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.