Itamaraty estima que haja 500 compatriotas residentes no território ucraniano, mas talvez outros estrangeiros sejam transportados
Aeronaves militares devem partir ainda neste sábado, 26 | Foto: divulgação/FAB
Dois aviões militares foram colocados a disposição pela Força Aérea Brasileira (FAB) para o resgate de brasileiros na Ucrânia. As aeronaves militares, consideradas as maiores da América do Sul, podem partir ainda neste sábado, 26, da base aérea de Anápolis, munícipio a 55 quilômetros de Goiânia. O Itamaraty estima que haja 500 compatriotas residentes no território ucraniano. Essa decisão do governo federal está sendo tomada após o efetivo ataque da Rússia ao país.
“Sob orientações do Ministério da Defesa e coordenação do Ministério das Relações Exteriores (MRE), colocou de prontidão duas aeronaves KC-390 Millennium para possível transporte de brasileiros evacuados da Ucrânia”, informou o perfil oficial da FAB no Twitter. Em comunicado no portal da chancelaria argentina, o país vizinho informou que há uma possível retirada conjunta de cidadãos da América Latina.
O documento cita o Brasil como uma das nações que discutem a medida. A embaixada do Brasil na Ucrânia nessa sexta-feira, 25, afirmou que um trem poderia partir de Kiev para uma cidade perto da Romênia, onde um ônibus cruzaria a fronteira com os cidadãos brasileiros, que estão refugiados.
Deixe um comentário