Aviões da FAB podem partir nesta segunda-feira para resgate de brasileiros na Ucrânia

Segundo a embaixada brasileira, na Ucrânia, “deve-se deixar Kiev de trem na 1ª oportunidade”

A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou no sábado, 26, que dois aviões do tipo KC-390 Millennium estariam a disposição para resgatar brasileiros na Ucrânia. O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER) informou que até o momento a ordem de decolagem ainda não chegou, mas as aeronaves estão de prontidão. Informações sobre rotas e quantidade de pessoas que poderão ser resgatadas ainda não foram disponibilizadas. Há possibilidade das aeronaves partirem ainda hoje.

A Embaixada do Brasil em Kiev divulgou um comunicado nesta segunda-feira, 28, aos brasileiros que ainda estão no país que deixam a Ucrânia prontamente, assim que considerarem seguro se deslocar até a estação de trens mais próxima. Segundo o órgão, a rota de saída recomendada é em direção oeste, rumo às cidades de Lviv e Chop, para que consigam pegar conexões para a Hungria ou a Polônia. Recomendaram também a cidade de Chernivtsi, para saírem rumo as fronteiras de Moldávia ou Romênia.

Ainda, segundo o comunicado, os horários de saída dos comboios nas estações tem sido de última hora. Dessa forma, a recomendação é ir até às estações centrais “na primeira oportunidade” e esperar até o momento de saída. É ressaltado que os toques de recolher vigentes nas cidades devem ser respeitados. Não há cobrança de passagens para atravessar as fronteiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.