Avaliação do desempenho de Bolsonaro fica em 33% e divide País em três fatias

Ao todo, 130 cidades foram pesquisadas entre os dias 4 e 5 de julho. Confiança da pesquisa é de 95% 

Foto: Reprodução

O jornal Folha de S. Paulo publicou, na manhã desta segunda-feira, 8, uma pesquisa realizada pelo instituto Datafolha que trouxe uma avaliação do desempenho do presidente Jair Bolsonaro para os brasileiros.

De acordo com o jornal paulista, o Brasil está rachado em três, haja vista que a pesquisa mostra que a aceitação do presidente por parte daqueles que consideram seu mandato ótimo ou bom é de 33%. Para 31% o mandato é regular. Por fim, 33% dos entrevistados consideram a gestão Bolsonaro ruim ou péssima.

A pesquisa foi realizada com 2.860 pessoas de idade superior a 16 anos. Ao todo, 130 cidades foram pesquisadas entre os dias 4 e 5 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Bolsonaro, segundo o levantamento do instituto, se mantém como o presidente com a pior avaliação. Fernando Collor, aos seis meses de mandato, tinha uma aprovação igual a de Bolsonaro, porém sua rejeição era menor (20%). A avaliação acerca do desempenho do presidente se manteve estável aos seis meses de governo.

Quanto aos que avaliam o primeiro semestre como ótimo ou bom o cenário é diferente. O melhor desempenho, desde Collor, ficou com o primeiro mandato da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). A petista registou, em 2011, 49% de aprovação popular. Mas ela também registrou, em 2015, o pior índice entre os presidentes: 10%.

O instituto ressalta que não houve pesquisa nos seis primeiros meses do segundo mandato de Lula. Porém, no primeiro, o petista registrava 42% de avaliação boa/ótima.

O jornal paulista mostra também que Bolsonaro é aprovado por 42% dos brancos, 31% dos pardos, 25% dos negros. Quanto à divisão por gênero, a aprovação entre os homens é de 38% enquanto entre as mulheres é de 29%.

O apoio ao presidente cresceu entre seus apoiadores. Em abril 54% dos entrevistados consideravam o mandato de Jair Bolsonaro como ótimo/bom. Em julho, o percentual subiu para 60%. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Uma resposta para “Avaliação do desempenho de Bolsonaro fica em 33% e divide País em três fatias”

  1. Avatar Layzio disse:

    Segundo o Datafolha, Haddad é o Presidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.