Auxílio Brasil começa dia 17 para beneficiários do Bolsa Família

Por enquanto, só será feita a correção do valor médio do benefício de 20%, para repor parte da inflação acumulada desde 2018

 

O Auxílio Brasil, novo programa de transferência de renda do governo, passará a valer a partir de 17 de novembro para todas as 14,6 milhões de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família.

Por enquanto, será feita somente a correção do valor médio do benefício de cerca de 20% para repor parte da inflação acumulada desde 2018, podendo chegar a R$ 226,80.

Os pagamentos seguirão o calendário tradicional do Bolsa Família, que no próximo mês vai do dia 17 ao dia 30. Os pagamentos são escalonados de acordo com o final do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário. Eis a íntegra do calendário (193 KB).

Se o Congresso aprovar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) dos Precatórios, os beneficiários passarão a receber R$ 400 a partir de dezembro e o número de famílias aumentará para 17 milhões. A diferença do valor será paga por um auxílio extra e temporário.

Para a PEC ser aprovada, o texto precisa passar pelo Senado e pela Câmara dos Deputados, onde são necessários, nos 2 turnos, 308 votos favoráveis de 513 deputados. O texto precisa passar pelo Congresso até 7 de dezembro para não perder a validade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.