Autoridades ressaltam que programa reduzirá impacto da crise nacional em Goiás

Secretária da Fazenda diz que programa está respaldado pelas medidas de ajuste fiscal e terá impacto positivo para o desenvolvimento sustentável da economia

Secretária Ana Carla Abrão, secretário Thiago Peixoto, governador Marconi Perillo e vice-governador José Eliton (PP) | Foto: Leoiran

Secretária Ana Carla Abrão, secretário Thiago Peixoto, governador Marconi Perillo e vice-governador José Eliton (PP) | Foto: Leoiran

O programa Inova Goiás, lançado na manhã desta quarta-feira (2/9) pelo governador Marconi Perillo (PSDB), cria as condições para um novo ciclo de desenvolvimento econômico sustentável e será essencial para abreviar os efeitos da crise nacional no Estado, de acordo com especialistas e os responsáveis pelo desenvolvimento do programa.

A secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão Costa, disse que o sucesso do programa está no fato de ele se ajustar à realidade econômica do momento, com previsão no ajuste fiscal, e por ser uma proposta também para o futuro. “A secretaria dará todo o suporte necessário, porque o Inova Goiás se propõe a pensar o presente e o futuro e será grande impacto no crescimento sustentável da economia”, disse Ana Carla.

Foto: Leoiran

Superintendente de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED), Mauro Faiad | Foto: Leoiran

O superintendente de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED), Mauro Faiad, destacou que o Inova Goiás vai possibilitar a conversão de governo, universidades, empresários e trabalhadores para a criação de uma nova base econômica que surgirá do pós-crise. “O programa permitirá que nossas empresas aumentem a base tecnológica e tornará o setor produtivo goiano referência nacional e internacional em diversas áreas da economia. Queremos chegar no pós-crise com competitividade”, disse.

Mauro ainda ressaltou o investimento do Estado em mão-de-obra na última gestão do governador. “Qualificamos mais de 500 mil goianos com o Bolsa Futuro e demais programas. Agora estamos focados em outro pilar: na inovação.  É claro que o crescimento do PIB é necessário. Mas não é a nossa única meta. Para fazer mais com menos, é preciso pensar em inovação tecnológica e científica”, destacou.

O secretário de Gestão e Planejamento do Estado, Thiago Peixoto, lembrou do Plurianual (PPA) do Estado, enviado para a Assembleia Legislativa na última segunda-feira (31/8). De acordo com ele, a inovação será um dos principais destaques do projeto que prevê as diretrizes, objetivos e metas do Estado para os próximos quatro anos. “Precisamos superar o discurso de crise. Temos que olhar para o futuro.”

Foto: Leoiran

Secretário de Gestão e Planejamento do Estado, Thiago Peixoto | Foto: Leoiran

Segundo Thiago Peixoto, Goiás não pode se tornar refém de um momento econômico ruim no País. “Por isso, enquanto o Brasil discute ajustes, Goiás já lidera um projeto de desenvolvimento e inovação”, disse. O secretário ainda avaliou que a crise econômica é permeada por riscos, como baixas no consumo e nas receitas públicas, mas também por oportunidades, como a possibilidade de investimentos de médio prazo. Segundo Thiago, cabe aos governos superarem este cenário com ousadia e criatividade.

Por isso, segundo o secretário, este é o momento certo de promover novos investimentos, como o Inova Goiás — ainda que a crise impulsione a revisão das práticas e políticas públicas do Estado, com ajustes fiscais, este é o momento certo de promover novos investimentos, como o Inova Goiás.

Pró-reitor da USP afirma que cidadão goiano é quem ganha mais

O pró-reitor da Universidade de São Paulo (USP) — uma das parcerias a desenvolver o projeto –, José Eduardo Krieger, destacou que apenas na Região Metropolitana de Goiânia existem 800 empresas de Tecnologia da Informação aguardando os primeiros incentivos.

De acordo com ele, o maior ganho do Inova Goiás está na modernização da máquina administrativa para a oferta de serviços ao cidadão. “A integração entre governo, academia e setor produtivo para desenvolver a inovação traz melhoria na qualidade de vida da população”, disse.

A modernização da máquina administrativa e a elevação da qualidade dos serviços públicos prestados pelo governo de Goiás ao cidadão goiano é uma das linhas do Inova Goiás.  A outra está voltada para a promoção da inovação nos diferentes setores econômicos do estado. “Estamos honrados em participar desta iniciativa”, disse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.