Audiência pública para discussão de Plano Diretor será realizada nesta terça (4)

Projeto chegou à Casa no ano de 2019 e recebeu aprovação na Comissão de Constituição e Justiça. Proposta foi suspensa por conta da pandemia

A Câmara Municipal de Goiânia promoverá, nesta terça-feira (4), às 9 horas, no plenário da casa, uma audiência pública para discutir o novo Plano Diretor de Goiânia. A iniciativa atende a uma determinação da Justiça e conta com o prazo de 15 dias para sua convocação.

Para debater sobre o assunto, foram convidados representantes de instituições públicas, universidades, entidades classistas, associações de bairros e conselhos profissionais, além de técnicos da área de urbanismo e planejamento. A reunião será realizada de forma híbrida, com os parlamentares e alguns convidados de forma presencial e a maioria de forma virtual, pela plataforma do Zoom, com transmissão pelo canal da TVCâmara no Youtube. O chat no canal do Youtube também estará disponível para manifestações populares. 

O Plano Diretor chegou à Casa no ano de 2019 e recebeu aprovação na Comissão de Constituição e Justiça, porém, devido à pandemia pela Covid-19, ficou em suspenso. O PD teve a tramitação retomada em 2020 de forma remota, com a realização de diversas reuniões setoriais, realizadas pelas Subcomissões – Ordenamento Territorial; Sustentabilidade Socioambiental; Mobilidade, Acessibilidade e Transporte; Desenvolvimento Econômico; Desenvolvimento Sociocultural; e Gestão Urbana – criadas pelo então presidente da Comissão Mista, Lucas Kitão (PSL) abrangendo os eixos definidos no PD, além de audiências públicas híbridas. 

O projeto não foi votado em última votação no plenário. O prefeito Rogério Cruz (Republicanos), que assumiu a gestão municipal, retirou a proposta do trâmite legislativo e criou um Grupo de Trabalho com participação de técnicos da Prefeitura e vereadores para a realização de novas análises do documento. 

De volta à Câmara Municipal no início de dezembro de 2021, o atual presidente da Comissão Mista, vereador Cabo Senna (Patriota), realizou três audiências públicas para debater o novo PD – 10, 13 e 15 de dezembro de 2021. “Para evitar o risco de contaminação pelo coronavírus, todos os debates contaram com participação remota, pela plataforma Zoom e pelo canal da TV Câmara no Youtube, que transmitiu as reuniões e audiências em tempo real”, destacou o vereador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.