COMPARTILHAR

Escolha do novo diretor geralmente acontece no mês de novembro mas até hoje documento não foi aprovado pelo Conselho Municipal de Educação

O atraso no cronograma de eleições para diretores das escolas municipais da capital tem causado insegurança entre os servidores da categoria. A documentação para realização do processo eleitoral, que geralmente é apresentada no mês de outubro, até hoje não chegou nas unidades de ensino.

Segundo o coordenador geral do Sindicato Municipal dos Servidores da Educação de Goiânia (Simsed), Antonio Gonçalves, escuta-se nos bastidores que o atual mandato dos diretores seria prorrogado para o próximo ano, o que tem gerado insatisfação nos trabalhadores.

“Muitos diretores estão cansados e desejam finalizar esse ciclo de trabalho. Se isso acontecer, a prefeitura manda um interventor. Essa possibilidade tem causado medo na categoria”, afirmou.

Ainda segundo Simsed, a chance de as eleições para diretores acontecerem próximo às eleições estaduais de 2018 permite uma “contaminação de influências políticas”.

O regulamento do processo eleitoral já foi enviado ao Conselho Municipal de Educação, mas não teria sido aprovado. Gonçalves relata que os conselheiros discordaram de vários pontos, dentre eles o de que o diretor com dois concursos não poderia acumular cargos.

Depois da reprovação no conselho, o documento teria sido reenviado para a Secretaria Municipal de Educação fazer a retificação e até hoje o regulamento estaria parado.

“De qualquer forma o ano letivo já está comprometido. Se o documento chegar essa semana, as eleições só poderão ser realizadas nos últimos dias do ano letivo quando a comunidade já não está 100% presente devido a proximidade das férias”, pontuou.

A eleição para diretores é um dispositivo legal previsto no Estatuto dos Servidores do Magistério Público do Município de Goiânia.

Resposta

Jornal Opção entrou em contato com a Secretaria Municipal de Goiânia. Por meio de nota o órgão informou que “de acordo com o Estatuto do Magistério, as eleições para diretores podem ser realizadas até o dia 31 de dezembro. A secretaria esclarece que o regulamento está no Conselho Municipal de Educação (CME) para aprovação.

O CME informou que o regulamento chegou ao conselho no final da tarde desta quarta-feira (8/11) e, portanto, não seria votado nesta quinta-feira (9/11). O documento precisa passar pela avaliação dos 13 conselheiros e ser aprovado.