No próximo dia 15 de novembro, um ato em defesa da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que busca reduzir a jornada de trabalho semanal de 44h para 36h será realizado em várias cidades do Brasil, com destaque para a mobilização em Goiânia. O evento ocorrerá a partir das 14h, em frente ao Buriti Shopping, com a participação do mandato do vereador Fabrício Rosa (PT), movimentos sociais, sindicatos, trabalhadores, estudantes e a sociedade civil organizada.

A principal reivindicação do ato é o fim da escala 6×1, que obriga os trabalhadores a cumprirem seis dias consecutivos de trabalho seguidos de apenas um dia de descanso, frequentemente fora dos fins de semana. “O formato atual não permite ao trabalhador estudar, se aperfeiçoar, se qualificar profissionalmente, estar com a família”, afirma o vereador Fabrício Rosa, um dos organizadores do ato.

O movimento “Pela Vida Além do Trabalho” (VAT), que tem como uma de suas principais metas o fim da escala 6×1, critica a forma como o trabalho impacta a vida pessoal e social dos trabalhadores, além de destacar as dificuldades geradas pela distribuição do descanso semanal, que muitas vezes não coincide com os dias de folga de familiares e amigos. A PEC que busca reduzir a jornada de trabalho partiu de uma petição que já alcança 2.861.335 de assinaturas.

A PEC, proposta pela deputada Érika Hilton, visa reduzir a carga máxima de horas semanais de trabalho e aumentar a qualidade de vida dos trabalhadores, permitindo-lhes mais tempo para atividades pessoais, familiares e educacionais.

Além da manifestação em Goiânia, o ato ocorrerá em várias outras cidades do país, com locais e horários confirmados:

– Belo Horizonte (MG): 09h – Praça 7 

– Brasília (DF): 09h – Rodoviária do Plano Piloto 

– Florianópolis (SC): 10h – Terminal de Integração do Centro (TICEN) 

– Fortaleza (CE): 09h – Praça do Ferreira 

– Porto Alegre (RS): 15h – Usina do Gasômetro 

– Rio de Janeiro (RJ): 10h – Cinelândia 

– São Paulo (SP): 09h – Cruzamento da Avenida Paulista e Avenida Brigadeiro Luís Antônio 

– Vitória (ES): 14h – Assembleia Legislativa do Espírito Santo

Nesta quarta-feira, 13, a PEC alcançou o número de assinaturas necessárias para ser protocolada, avançando no processo legislativo e gerando expectativas para que a proposta seja discutida no Congresso.

O movimento pede apoio da população para pressionar os parlamentares a aprovarem a medida, que, segundo os organizadores, representa um passo importante para a melhoria das condições de trabalho e para a promoção de uma vida mais equilibrada para os trabalhadores brasileiros.

Leia também Fim da escala 6×1: especialistas avaliam impactos da PEC que propõe redução da jornada de trabalho;