Ato cultural em Goiânia vai homenagear vítimas do massacre em boate gay

No dia 19 de junho, ato cultural lembra marco da luta contra a discriminação e homenageia mortos em atentado nos Estados Unidos

Foto: Reprodução

Programação terá apresentações de DJs, grupos de dança e drag queens | Foto: Reprodução

O Dia Internacional do Orgulho LGBT será comemorado em Goiânia no próximo dia 19 de junho, domingo, a partir das 14 horas. Marcado para uma semana após o massacre na boate Pulse, em Orlando (Flórida), que acabou com 50 pessoas assassinadas por um homem, o ato cultural promove diversas atrações com o objetivo de protestar contra a LGBTfobia e homenagear as vítimas do atentado.

Oficialmente, a data é comemorada no dia 28 de junho em referência a um episódio envolvendo o berço da luta pelos direitos LGBT nos Estados Unidos: A rebelião no bar Stonewall Inn, em Nova Iorque. Na ocasião, a Polícia resolveu prender os cerca de 200 manifestantes que estavam no local baseados em leis que proibiam que gays consumissem álcool e dançassem uns com os outros.

No entanto, as viaturas demoraram para chegar e uma multidão se formou do lado de fora do bar. A rebelião começou quando um policial agiu com violência contra uma mulher que reclamou que suas algemas estavam muito apertadas: Depois que ela foi atingida e jogada no carro oficial, os presentes se voltaram contra os policiais, que tiveram que voltar para dentro do bar para se protegerem.

O protesto acabou com treze pessoas presas, quatro policiais feridos e com o bar totalmente destruído. No entanto, as manifestações não acabaram depois que as coisas se acalmaram. Nos dias seguintes, novos atos foram realizados pela cidade e este conjunto de eventos acabou marcando o início da resistência da comunidade LGBT.

Para participar do evento, que será realizado no Grande Hotel, basta levar 1 kg de alimento não perecível. Na programação, há apresentações dos DJs Fran Carvalho, Karlos Vibe, Afonso e Sonny. Também serão realizadas performances de drag queens e apresentações de grupos de dança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.