Associação Brasileira de Aids condena Olavo de Carvalho por comentário preconceituoso

Filósofo conservador sugeriu que Jean Wyllys poderia ter transmitido Aids a Bolsonaro, após cusparada

Reprodução/Twitter

Reprodução/Twitter

A Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (Abia) condenou, nesta quarta-feira (20/4), as recentes declarações do filósofo e jornalista Olavo de Carvalho sobre o episódio envolvendo os deputados federais Jean Wyllys (PSOL) e Jair Bolsonaro (PSC).

Durante votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), no último domingo (17), na Câmara Federal, o parlamentar socialista virou notícia em todo o Brasil após disparar uma cusparada contra Bolsonaro.

Pelas redes sociais, Olavo afirmou que Jean, “membro de um grupo de risco”, deveria se submeter a um exame para verificar “se sua saliva não transmite o vírus da Aids”, além de fazer outros comentários homofóbicos sobre o caso.

Em nota, a Abia lamentou as “doses vergonhosas de desinformação e desrespeito” por parte do filósofo às mais de 780 mil pessoas que hoje vivem com HIV/Aids no Brasil. “Senhor Olavo, ao invés de se preocupar com punições ao Sr. Jean Wyllys, sugerimos que se preocupe com as punições previstas na lei 12.948, que criminaliza a discriminação contra pessoas soropositivas”, lembra a associação no comunicado. Confira na íntegra:

A ABIA recomenda que o intelectual Olavo de Carvalho seja imediatamente submetido a exames para verificar se sua saliva não transmite o vírus da ignorância e do preconceito.

Em infeliz comentário nas redes sociais, Olavo de Carvalho comentou o episódio ocorrido entre os deputados Jean Wyllys e Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados, no último dia 17/04, e destilou doses vergonhosas de desinformação e desrespeito às mais de 780 mil pessoas que hoje vivem com HIV/AIDS no Brasil.

O Senhor Olavo insinuou que Bolsonaro, na condição de possível presidenciável, não tem o direito de se expor à AIDS e tem a obrigação de exigir que a justiça force o deputado Jean Wyllys a fazer exames para verificar se sua saliva transmite o vírus HIV.

Senhor Olavo, as pessoas vivendo com HIV/AIDS podem exercer qualquer função na sociedade, incluindo a presidência. A soropositividade para HIV não pode ser um pretexto para que se retire o direito à cidadania.

Senhor Olavo, uma ação de saúde, como um exame, não pode de forma alguma ser exercida de forma coercitiva, e sim com solidariedade, acolhimento e inclusão, respeitando a autonomia dos indivíduos

Senhor Olavo, a AIDS se propaga por meio do vírus biológico e por meio do vírus ideológico. A ciência já provou há muito tempo que saliva não transmite o vírus biológico, mas ela pode transmitir o vírus ideológico (que é o mais perigoso) quando usada em discursos desinformados e preconceituosos como o seu.

Senhor Olavo, o HIV não escolhe pessoas por orientação sexual. Associar a homossexualidade com a AIDS é mais uma manifestação de puro preconceito.

Senhor Olavo, ao invés de se preocupar com a saúde do Sr. Bolsonaro, sugerimos que se preocupe com a saúde da população brasileira e com as atuais deficiências na luta contra a AIDS, como precarização dos serviços, preço abusivo de medicamentos essenciais, falta de campanhas educativas, dentre muitas outras.

Senhor Olavo, ao invés de se preocupar com punições ao Sr. Jean Wyllys, sugerimos que se preocupe com as punições previstas na lei 12.948, que criminaliza a discriminação contra pessoas soropositivas.

Por fim, enfatizamos que somos contra toda e qualquer forma de criminalização da transmissão do HIV.

Rio de Janeiro, 20 de abril de 2016

Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS

11
Deixe um comentário

9 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
11 Comment authors
Olavo de Carvalho

Vocês revogaram o artigo 130 do Código Penal?

Chato Resto

que discriminação o que… muito mimimi mesmo.

Douglas Martineli

Era só o que faltava viu!!! Caraca!

Lincoln Jaime Rodrigues de Fre
The-Strategist WL Lucas

Jean wyllys e tao mal visto que dizer que ele é portador de aids é ofensivo aos portadores da doença :p

Anubis_Necromancer

Cara, você é burro?

The-Strategist WL Luca

Você que é, retardado!! Foi exatamente isso que essa Associação escreveu!!

wallace bernardo

mais uma vez Olavo tem razão esse jean lixo e um risco pra sociedade

klever melo

Esse é o brlilhande e intelectual Olavinho de Carvalho, lixo da sociedade que com a graça de Deus não mora no Brasil mais ainda se senti no direito de vomitar pensamentos preconceituosos, a quem diga que esse cara é um dos melhores filósofos e pensador que tem. Tenha dó meu.
Olavinho provavelmente se engrada na #belorecatadodolar.

M S E U S

Não vão processar nada, quem pensam que são!!??

Fransco Amorim

ABIA virou agente de desinformação e perseguição? Ridículos!